Quando é preciso mudar o caminho

"Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."

Geraldo Vandré

Ser persistente é uma qualidade, mas, às vezes, é necessário mudar o caminho, tentar outras alternativas. Não se trata de desistir, e sim de considerar que talvez a solução que buscamos possa ser diversa da que nós acreditávamos ser a única possível.

Digamos que você esteja cansado de apenas estudar para concursos públicos e resolve ir atrás de outros empregos, mesmo que abaixo da sua formação. Talvez alguns digam que é loucura, aleguem que tais empregos "não são para você". Entretanto, você, que quer trabalhar, sabe que a vida é incerta, tem pressa em começar sua vida e não ignora que concursos não são como uma prova de escola. Estudar muito não é garantia de aprovação imediata. Aliás, mesmo a aprovação não garante a posse. Então, por que não arrumar um emprego que, ainda que não lhe dê a estabilidade de um público, permitirá que comece sua vida e invista no seu futuro? Além disso, ninguém começa por cima. Muitas das pessoas mais bem-sucedidas iniciaram com empregos humildes e qualquer trabalho é digno. E é necessário considerar que, na situação atual do Brasil, não dá para ficarmos com essa tolice de que tais empregos não estão "à nossa altura". Quantos advogados, engenheiros e pessoas com todos os tipos de diploma universitário não estão trabalhando em empregos que nada têm a ver com suas formações?

É bom admitir que não dá para perdermos tempo esperando que as mudanças venham no "tempo certo". Enquanto o tempo certo não vem, podem aparecer doenças, acidentes ou a perda dos pais. Contas para pagar também não vão esperar que nos estabeleçamos na vida para aparecer.

Ficar muito tempo só num caminho poderá fazer com que percamos oportunidades e, no futuro, fiquemos pensando no que poderia ter sido e não foi. Nada tão triste quanto sentir que o tempo passou sem que você houvesse feito nada do que queria. O tempo não é generoso e, quando se fica mais velho, é mais difícil conseguir o primeiro emprego. Nossa vida nunca se resolverá de repente como num milagre. Temos de fazer algo a respeito em vez de esperar que um dia venha a solução tão sonhada.

Muitas vezes, fazemos sucesso onde menos esperamos. Havia o caso de uma mulher que sonhava ser agente do FBI, fez universidade mas não passou no teste e, deprimida com o emprego de carcereira numa penitenciária de segurança mínima, começou a fazer sabonetes como terapia. Então, ela resolveu transformar o hobby num negócio. A família dela foi contra, mas ela resolveu se arriscar e hoje, vende para diversos países. O que isto nos ensina? Não podemos ficar com o preconceito de achar que somos bons demais para qualquer trabalho. E quanta gente com diploma, não conseguindo emprego em sua área, não consegue se encontrar fazendo artesanato?

Mudar o caminho pode assustar, entretanto, pode ser enriquecedor, levando-nos a descobrir habilidades que ignorávamos. Por que persistir em apenas um caminho? Às vezes, ao fazer um pequeno desvio, podemos ir aonde nunca tínhamos imaginado.

Reflita: há momentos nos quais continuar em apenas uma alternativa como sua tábua de salvação não é perseverança. É estupidez. É como tentar salvar um relacionamento que não dá certo. A gente apenas se desgasta, fechando as portas para a felicidade e se prendendo a algo que nunca irá adiante.