A Solidão de Deus

Eu vejo em todos os lugares, pessoas religiosas batendo no peito e dizendo com orgulho que são filhas de Deus, são seguidoras dele e muitas outras coisas, como se estivessem em posição de superioridade sobre as demais.

Mas quando me apresentam esse Deus, elas mostram um ser sem personalidade, sem voz, inarticulado, estático como se estivesse preso em uma moldura de um quadro, limitado por um livro arcaico tendencioso que o diminui para que caiba em suas páginas.

Não que eu tenha nada contra esse deus, muito pelo contrário, me interesso muito por ele, tanto quanto pelos demais. Porém acredito que nenhuma delas realmente teve contato com um ser dessa magnitude.

Eu vejo umas pessoas buscando esse Deus por motivos materiais, por riqueza e lucro. Outras por desespero em busca de serem curadas de alguma doença grave. Uns por proteção com medo da violência, outros para encontrarem o amor de sua vida. E a maioria por medo, de algum castigo nessa vida ou do castigo eterno no inferno.

Eu vejo essas pessoas sem nenhum traço das qualidades que tanto enaltecem e dizem que se deve possuir. Eu vejo elas errando grotescamente e incessantemente, e julgando o erro alheio como se fossem mortais. Eu vejo elas falarem muito e fazerem muito pouco. Eu vejo tantas pessoas dizerem fervorosamente que o amam, mas nenhuma garra em defende-lo diante de pessoas em seu meio que realizam ações que mancham o seu nome.

E eu me pergunto como se sentiria esse ser puro e magnânimo sabendo que ele só é procurado por algum interesse. Eu penso como seria o tratamento dessas pessoas caso esse deus dissesse que essa vida segue seu proprio curso e ele só tem a oferecer sua amizade. Quem gostaria de ser realmente amigo de Deus?

Como seriam as coisas se deus dissesse que ele não te curaria, que não te daria dinheiro, e que não interviria diretamente em sua vida, mas que ofereceria sua total amizade?

Como seria se ele se sentasse a sós com você e os dois pudessem conversar? Aquela conversa de amigos, aquele desabafo informal, em que apenas a companhia um do outro pudesse aliviar o fardo do dia a dia. Aquela amizade profunda em que um pudesse sentir a presença um do outro mesmo estando longe. Aquele afeto descompromissado e verdadeiro, sem segundos interesses, sem o ego elevado por ser intimo de Deus, sem invocar seus castigos para contra outrem, sem medo de retaliações por não ama-lo.

Eu penso que esse individuo realmente seria intimo desse deus. Eu acredito que ambos andariam sempre juntos. E penso que pelo desinteresse da amizade, mesmo sem pedir ele faria tudo pra ver seu amigo feliz.

E como não enxergo nenhuma possibilidade dessa verdadeira amizade entre quem diz que o ama, eu posso compreender o tamanho da solidão de Deus...