A eterna busca por perfeição

Muitas vezes somos tomados por um sentimento muito grande de buscar a perfeição em todas as áreas da nossa vida. Sejam elas, profissional, amorosa, saúde, bem estar, espiritual.

A falsa idéia de que temos controle sobre a vida, sobre as pessoas, sobre o que nos rodeia e acontece.

Tudo produto do ego.

Segundo escreve o filósofo budista Han de Wit, o ego “é também uma reação afetiva ao nosso campo de experiência, um movimento mental de recuo baseado no medo” .

Por medo do mundo e dos outros, por receio de sofrer, por angústia sobre o viver e o morrer, imaginamos que ao nos escondermos dentro de uma bolha – o ego – estaremos protegidos.

Criamos, assim, a ilusão de estarmos separados do mundo, acreditando que dessa forma evitaremos o sofrimento. Na realidade, o que acontece nesse caso é justamente o contrário, uma vez que o apego ao ego e à auto-importância são os melhores ímãs para atrair o sofrimento. "

A partir do momento que buscamos incessantemente a perfeição, não a perfeição saudável, mas aquele sentimento de que somos melhores que os outros e que nada nos abala por sermos auto-suficientes, nós fazemos aqueles que nos rodeiam sofrer. Internamente nada do que acontece à volta nos supri, ou está bom, pois sempre arrumamos algo para nos queixar, ou algum defeito em outrem para desistir, seja do que for.

Afastamos àqueles que verdadeiramente se importam, para vivermos situações superficiais, e então mais uma vez algo surgi para que possamos colocar a culpa. E assim vai girando a vida ao redor.

Não só na questão relacional, mas também na busca pelo corpo perfeito, pelo emprego perfeito pela vida perfeita, nos esquecendo que fora de nós também existem pessoas as quais temos que nos relacionar, se importar e etc.

A vida muitas vezes não saí como planejado justamente por não ser regida por nós mesmos. E quando não saí de acordo com o que queremos já jogamos tudo pro alto. Levante a mão quem nunca fez isso não é.

Mas sempre há a oportunidade de melhorarmos para nós mesmos, e assim ter ao nosso lado somente relações saudáveis. Sabendo que a perfeição não é uma regra absoluta, mas que sim podemos ser os cocriadores de nossa realidade sempre.

Mari Freitas

Mari Freitas
Enviado por Mari Freitas em 01/02/2019
Código do texto: T6564573
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.