Sobre a liberdade

É lento esse processo de liberdade. Primeiro porque isso exige a capacidade de se ver de fora, se observar, e essa é a parte difícil, sair da zona de conforto é uma tarefa que nem todo mundo cumpre.

Segundo, a gente precisa aceitar que sair de onde está é uma escolha que depende única e exclusivamente de nós. Alguém pode até servir de meio, ser uma luz, nos mostrar um caminho, mas a decisão de partir, de largar tudo aquilo que pesa e que de alguma forma nos segurou até ali, abrir mão do que já era costume e trilhar novos rumos, é algo que tem que vir de nós.

Mas essa liberdade por si só não basta, porque tem gente que se liberta de algo, mas não é livre dentro de si, não aprende a viver só e feliz consigo mesmo, a apreciar a própria companhia, gente que prefere estar mal acompanhado no caos a ficar bem e sozinho na ordem. Isso tem muito a ver com o amor próprio, se gostar acima de qualquer expectativa externa, ser incrível para e por você mesmo, se orgulhar de verdade daquilo que você é, se bastar, entender que se houver alguém, tudo bem, mas se não houver, tudo bem também.

Quando a gente enfim, se liberta por dentro, de verdade, a liberdade por fora, vem de presente.

Giraflor
Enviado por Giraflor em 16/02/2019
Reeditado em 28/02/2019
Código do texto: T6576643
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.