Expectativas

Nem sei se sempre foi assim, mas me parece que mudaram o significado de fé para expectativa. Essa, constantemente frustrada, quando atendida, a chamam de milagre, e milagres não acontecem com a frequência pretendida.

Penso nos ideais ansiados como uma festa de aniversário, onde o convidado principal não apareceu, apenas enviou uma grande caixa de presente com um cartão, bem depois da data. Dentro da caixa está uma roupa que não lhe cabe e nem é de sua cor preferida. No cartão, seu nome está escrito da forma errada. Contudo, reza a boa educação que você agradeça o presente. Afinal, você foi lembrado, não é mesmo?

E assim caminhamos, agradecendo os carros sem gasolina, a cadeira sem uma perna, o amor sem fidelidade, a formatura sem o consequente emprego.

A arte de viver é o diário aprender a lidar com o inusitado. O inesperado está na esquina, bem atrás da moita, aguardando um pequeno vacilo.

Nossas expectativas não giram mais em torno de encontrar a alma gêmea na fila do pão e muito menos ganhar na Mega-Sena, de primeira, com apenas seis números em um mísero cartão.

Ficamos extremamente gratos se conseguimos voltar inteiros para casa, em pagar o aluguel. Entristece-me perceber que os sonhos viraram delírios, e a fé atendida é para muito poucos ou quase nenhum. Somos muitos querendo muitas coisas. As mesmas coisas.

Todos queremos ser lindos, desejados, amados e bem sucedidos. Queremos ser patrões em um universo onde ninguém suporta mais ser empregado assalariado.

O que nos tornava unicos, diferentes, não é mais estimado e de intencionarmos aparentar como deuses, Deus tapou os ouvidos, tirou um tempo de férias, não está indo a aniversários de mais ninguém.