Sergio Moro, operação Lava-Jato, delação premiada, socialismo, eleições 2018,

Não há, no Brasil, partido político que não tenha um ou mais de seus figurões citados em delações premiadas da OAS, da Odebrecht, da Camargo Correa, da JBS...

Ora, se todos os partidos políticos têm membros seus envolvidos em corrupção (e não quaisquer membros, mas os do alto escalão), então eles, há de concluir toda pessoa realista, deixam de lado as suas divergências ideológicas (simuladas, pois todos os partidos políticos são socialistas - uns, revolucionários; outros, não; e os não-revolucionários dependem dos revolucionários para existirem) e as suas diferenças políticas para concentrarem todas as forças num ataque contra o inimigo comum de todos eles: O juiz Sérgio Moro.

*

O juiz Sérgio Moro tem um, e só um, apoiador fiel: O povo brasileiro. E contra o juiz Sergio Moro estão todos os partidos políticos, a grande imprensa, os intelectuais, os grandes empresários, o STF, o MBL; isto é, o juiz Sergio Moro tem a seu favor aquele que deseja o bem do Brasil, o povo brasileiro, que está desorganizado, e contra si tem ele os poderosos que, organizados, podem impor seus interesses ao país e fazer com que tudo fique do jeito que está, deixando impunes todos os corruptos e intacta a estrutura burocrática estatal que os beneficia.

*

Discursos são apenas discursos. Todos os políticos brasileiros, em público, elogiam o juiz Sérgio Moro e a Operação Lava Jato. Mas nos bastidores...

*

Qual dentre os presidenciáveis (Aécio Neves, João Dória, Lula, Geraldo Alckmin, Jair Bolsonaro e Marina Silva) defende um conjunto de políticas que, se implementadas no país, poderá romper com o atual estado de coisas? Jair Bolsonaro.

*

Enquanto se pensava que o golpe mortal, que, previam, seria desferido contra a Operação Lava Jato partiria do PT, eis que se revela que o PSDB, o jornalista Reinaldo Azevedo, demissionário da Veja, e Gilmar Mendes, ministro do STF, são os que estão desferindo os golpes que talvez a aniquilem - e esta constatação não dá-me a entender que da trama está excluído o PT.

*

Convergem para o mesmo propósito as ações de todos os partidos políticos brasileiros: Dar cabo da Operação Lava Jato.

*

Enquanto o PT montava o gigantesco esquema de corrupção do qual os brasileiros estamos tomando conhecimento e cujas dimensões não podemos conceber qual partido político se lhe opôs? O PT contou com a anuência de todos os partidos políticos. E, não há o que negar, todos eles se esbaldaram...

*

O que une PT, PSDB e PMDB? O que une Lula, Fernando Henrique Cardoso e José Sarney? A vontade de arrebentar a cara do juiz Sérgio Moro.

*

Não consigo, e dados os mais recentes acontecimentos da política brasileira não posso, acreditar que Edson Fachin e Rodrigo Janot atuam em favor da Operação Lava Jato. Eles falam em nome dela, mas estão, acho, contra ela. Os excessos de ambos - o do primeiro, a concessão de um vergonhoso prêmio aos irmãos Joesley e Wesley, os Batistas da JBS; o do segundo, um homem que agiu célere como um coelho que tem uma raposa no seu encalço, o pedido de prisão de Aécio Neves - servem de munição àqueles que têm o propósito de dar fim à Operação Lava Jato.

*

Dias atrás, Gilmar Mendes, ministro do STF, aventou a possibilidade de reconsiderar o seu voto a favor da prisão de réus condenados em 2ª instância, podendo com isso facultar aos réus recursos a outras instâncias, à 3ª, à 4ª, à 10ª, ..., à 100ª..., porque há no ar a suspeita (injustificada), levantada pelo jornalista Reinaldo Azevedo, de que a Operação Lava Jato está se excedendo - e dá como exemplo a revelação de uma gravação telefônica que contêm uma conversa entre ele e Andréia Neves - e assumindo a configuração de um organismo anômalo que fere os princípios basilares da democracia, ferindo de morte a liberdade de imprensa.

*

Muitos comentaristas políticos da direita (ou que se dizem da direita) insistiram, desde o princípio da Operação Lava Jato, numa tese: A de que o PT é o único partido político brasileiro corrupto, e basta acabar com o PT que se acaba com a corrupção. Os mais recentes episódios da Operação Lava Jato puseram esta tese por terra.

E outra tese, esta defendida pelo PT e por comentaristas de esquerda (ou que se dizem de esquerda), a de que a Operação Lava Jato só prende petistas e tem como principal objetivo prender o Lula, também já foi desmentida pelos fatos.

Nem os comentaristas da direita (ou que se dizem da direita), nem os da esquerda (ou que se dizem da esquerda), reconhecerão tais obviedades; se o fizerem se revelarão ou incompetentes (porque não entenderam o que estava se passando), ou mentirosos (porque, cientes de onde a Operação Lava Jato poderia chegar, tentaram destruí-la antes que ela ganhasse força), e terão, obrigatoriamente, de elogiar o juiz Sérgio Moro.

Escritos em 1 e 10 de junho de 2017.

Ilustre Desconhecido
Enviado por Ilustre Desconhecido em 21/02/2019
Reeditado em 21/02/2019
Código do texto: T6580478
Classificação de conteúdo: seguro