O pensamento de Diderot...

"Nenhum homem recebeu da natureza o direito para dar ordens a outros. Liberdade é um presente do céu, e todo indivíduo da mesma espécie tem o direito de desfrutá-la enquanto estiver desfrutando de sua razão."

"O interesse geral das massas poderia acontecer da perspicácia do gênio ao qual foi permitida liberdade de ação."

"Moralidade em todos os países é o resultado de legislação e governo; eles não são africanos, ou asiáticos, ou europeus: eles são bons ou maus."

"Em qualquer país onde talento e virtude não produzem nenhum avanço, o dinheiro será o deus nacional. Seus habitantes ou terão que possuir dinheiro ou fazer outros acreditar que eles o possuem. Riqueza será a virtude mais alta, pobreza o maior vício. Aqueles que têm dinheiro o exibirão de todos os modos imagináveis. Se a sua ostentação não exceder sua fortuna, tudo estará bem. Mas, se a sua ostentação exceder sua fortuna eles mesmos se arruinarão. Em um tal país, as maiores fortunas desaparecerão num piscar de olhos. Aqueles que não têm dinheiro se arruinarão com esforços vãos para esconder sua pobreza. Isso é um tipo de riqueza: o sinal externo de riqueza para um número pequeno, a máscara de pobreza para a maioria e uma fonte de corrupção para todos."

"A regra arbitrária de um príncipe justo e iluminado é sempre ruim. Suas virtudes são as mais perigosas e seguras formas de sedução: elas direcionam imperceptivelmente uma pessoa ao hábito de amar, respeitar, e servir seu sucessor, independentemente de qual sucessor poderá vir a ser, não importa quão mau ou estúpido."

"Cuide-se do companheiro que fala em colocar coisas em ordem! Colocar as coisas em ordem sempre significa ter outras pessoas debaixo de seu controle."

"Todo homem tem sua dignidade. Estou disposto a esquecer a minha, mas em minha própria discrição e não quando outra pessoa me diga."

"Não é a natureza humana que deveríamos acusar, mas as desprezíveis convenções que a pervertem."

"Engolimos de um sorvo a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga."

"Há tanto risco em acreditar demais como em acreditar de menos."

"A ignorância não fica tão distante da verdade quanto o preconceito."

"A cólera prejudica o repouso da vida e a saúde do corpo; ofusca o entendimento e cega a razão."

"Há três meios principais de se adquirir o conhecimento disponível para nós: observação da natureza, reflexão e experimentação. Observação coleciona fatos; reflexão os combina; experimentação verifica o resultado dessa combinação. Nossa observação da natureza deve ser diligente, nossa reflexão profunda e nossas experiências exatas. Raramente vemos estes três meios combinados; e por isto, gênios criativos são incomuns."

"Quem analisou a si mesmo, está deveras adiantado no conhecimento dos outros."

"Só há uma paixão, a paixão para a felicidade."

"A paixão destrói mais preconceitos do que a filosofia."

"A boa música está muito perto do idioma primitivo."

"Os poetas e os atores sentem intensamente e refletem pouco."

"Frases expressivas são como unhas afiadas que forçam a verdade em nossa memória."

(Denis Diderot, filósofo francês - 1713/1784)