A grandeza de um detalhe.

Como sempre algumas situações que vão acontecendo em minha vida, por algum motivo acaba que me fazendo pensar, e quando vejo, cá estou eu conversando com meus pensamentos, memórias, observações, imaginações, comparações, experiências, etc. De início aquele barulho todo chega a incomodar, mas aos poucos todos vão tendo seu espaço e alguma coisa vai se transformando ou nascendo disso.

Esse pensamento e ideia eu sei que é carregado com a minha forma de ver e ser no mundo, mas vou “projetar” isso nos outros fora de mim, dessa forma recentemente percebi o quando é grandioso e poderoso um "detalhe", ou os detalhes de alguma coisa, ou seja lá o que for, nós temos uma ideia distorcida do que o/um detalhe pode ser e causar. Temos em mente que detalhe está ligado e é sinônimo de miudeza, de coisa pouca, de ser algo supérfluo, que não é tão necessário e/ou importante, porém não paramos para pensar que são justamente os detalhes que nos prende as coisas ou alguém.

Quero lhe fazer um pedido, e que você até pare de ler por alguns segundos ou minutos e deixe sua lembrança lhe conduzir por um tempo. Nesse exato instante, eu quero que você pense em algum momento ou situação marcante de sua vida quando você era criança, seja esse momento bom ou ruim, prazeroso ou doloroso, pare e pense um pouco. Quero que você pense agora na primeira vez que você se sentiu apaixonado (a) por alguém, relaxadamente pare e pense mais um pouco, veja o que aparece em sua memória, tente ver o “como isso aconteceu”. Por último, eu quero que você pense de forma geral e ampla, sobre a sua vida como um todo, de algo no agora que antes de trazia prazer, que antes te fazia bem e por algum motivo e por incrível que pareça hoje já não te traz mais as sensações que trazia antes, pode ser o seu emprego, sexo, faculdade, relacionamento afetivo ou familiar, amigos, relações sociais, etc.

Mediante o título do texto, e uma breve introdução que fiz, talvez quando lhe pedi para lembrar de tais situações e momentos, logo você percebeu que “os detalhes” foi que fez manter tudo aquilo “vivo” até hoje. E é a partir disso que surge um paradoxo em seu significado e sentido, pois é na miudeza, simplicidade e delicadeza dos detalhes que surge a sua grandiosidade. São os detalhes que faz a gente se apaixonar por uma pessoa, não é o que ela tem, mas o que ela faz e como ela faz com o que tem, quando você lembra de um momento romântico, são os detalhes que lhe fascinam, não são os preços e valores das coisas que ali foi colocado, mas a organização, a forma, local e como foi colado, em um pedido de casamento, não é a aliança de ouro 24 quilates, com pedra de diamante apenas, é a voz tremula da pessoa tímida se esforçando para lhe dizer algo, são as mãos geladas de nervoso, demonstrando a sua importância naquele momento, quando você lembra daquela transa, não é o motel caro ou quarto equipado, o que conta é o detalhe da atenção que a outra pessoa tem com você, o cuidado, o cheiro que ela tem, a maneira como ela lhe toca, demonstrando de fato que existe o desejo ali, e isso pode acontecer em uma escada, um carro parado na calçada e ser sempre lembrado, o que faz o relacionamento durar, não é o juramento feito perante a Deus e aos homens, e sim os detalhes da convivência no dia a dia, aquele pedido de desculpa sincero depois de ter errado em algo, aquela visita inesperada no meio doa dia, uma lembrancinha colocada em dia qualquer sem ser uma data comemorativa, demonstrando que pessoa deseja lhe ter por perto ainda.

Em uma festa que lhe marcou, foram os detalhes que lhe fez marcar, foi aquela coisa engraça que aconteceu no banheiro, ou aquelas luzes do palco e das barracas, o cheiro dos perfumes das pessoas ou de uma pessoa, misturado com cheiro de bebidas, foi uma conversa com uma pessoa, o medo que teve mediante uma confusão naquele local, ou um prego que o carro deu na volta para casa, enfim. Se você lembrar de um amigo, ira lembrar alguns momentos específicos, de quando uma fala dele caiu na hora certa, quando uma simples presença em silencio, lhe trouxe uma certa segurança, enfim, poderia trazer milhares de situações para exemplificar o que quero dizer, que é o que deixa algo vivo e mantem, são os detalhes de uma situação.

Vejo muitas vezes pessoas se questionando, julgando e até mesmo criticando de forma negativa, alguns casais, onde existe uma diferença de poder aquisitivo, ou até mesmo de beleza, onde um “é mais bonito (a) que o outro (a), ou até mesmo aquele “cara feio” que fica com várias mulheres lindas, essas pessoas que normalmente são a maioria, se predem muito na aparência e não são capazes de perceber e entender a essência dos detalhes. Pois aquela mulher “linda”, que namora o cara feio, é apaixonada pelo o bom dia que o mesmo dá, pela maneira que o “rapaz feio” elogia, onde o mesmo repara em suas particularidades, a mulher está com ele pelo companheirismo que o mesmo tem, onde ele pode ter pouco e oferecer pouco, mas pode ser tudo o que ele tem e para ela aquilo é algo admirável, ele pode não ter tanta beleza, mas a sua forma de ser pode conquistar ela diariamente, pela forma que ele trata as pessoas, a sua educação ou sinceridade perante as situações do dia-a-dia, aquela mulher “linda” se mantem com aquele cara, pela sensação de “segurança” que o mesmo oferece, e segurança não precisa ter dinheiro, nem um carro importado, basta principalmente que o “cara feio” seja firme, seja um homem de palavra, de respeito e honesto, isso faz com que ela se sinta segura em ter alguém do lado. Em uma balada, a diferença daquele “cara feio” que consegue chegar e conquistar algumas mulheres e o “rico lindo” não pega ninguém, isso se dá por conta de que o “cara feio” não elogia a mulher com palavras decoradas e vazias, e faz ela se sentir apenas mais uma qualquer na noite, ele “observa os detalhes”, a forma como ela se arrumou, se ela está desconfortável com alguém, o que ela gosta de beber, se ela quer beber, “escuta o que ela tem pra falar”, não a julga e tem a mesma como igual, nem inferior, nem superior que ela, seja ela como for, e isso faz com ela esses detalhes torne uma relação “viva e genuína”.

Para findar o que tanto falei em meios a esses exemplos é que, seja no trabalho, na sua relação familiar, amorosa ou social , seja lá o que for e onde for, não menospreze o poder dos detalhes, “observe mais, tanto você quanto ao seu mundo exterior”, tente se desprender dos julgamentos superficiais, e busque a essência das coisas, inclusive a sua, lembre-se do passado, mas entenda que o presente é um “presente” dado a nós para fazermos o bem da melhor forma, mesmo que não sejamos bons o tempo todo, mas faça algo diferente hoje e agora, para fazer que um pequeno momento de poucos segundos, se torne algo eterno em sua vida, pois como já foi mostrado nesse texto, para fazer muito se precisa de pouco, como diz na música de ( Charlie Brown Jr) musica ( Pontes Indestrutíveis): Cuide de quem corre do seu lado e quem te quer bem essa e a coisa mais pura.

Gleydson Henrique Pontes.