QUEM LÊS?

Colocando em questão o escrúpulo conforme o qual a obra de certo autor tem maior ou menor relevância conforme nossa própria apreensão moral sobre sua biografia. Essa talvez seja uma abordagem perigosa ou no mínimo imprecisa da obra de um pensador ou artista, interpretá-lo pelo viés de seu infortúnio, por exemplo.

Foucault, que tinha aversão física a paternidade e amava orgias sadomasoquistas, morreu de AIDS.

William Burroughs e Louis Althusser, ambos mataram cada qual a sua esposa.

Delleuze se lançou da janela do apartamento, pra por fim ao sofrimento que o consumia.

Nietzsche teve as faculdades cognitivas pulverizadas pelos devastadores efeitos de uma sífilis, adquirida talvez em consequência de seu gosto por prostitutas italianas.

Noam Chomsky prefaciou o livro de um autor que nega o holocausto.

Rousseau abandonou os próprios filhos para poder se dedicar ao trabalho.

Heidegger era nazista.

Kierkegaard achava que era amaldiçoado por causa de uma suposta blasfêmia perpretada por seu pai.

Karl Marx, precussor de ideias cuja implementação tende a nivelar a sociedade por baixo, ele teve

apenas um emprego fixo que durou poucos meses, não conseguia se consolidar em nenhum deles, um dos motivos era o fato de ter uma personalidade arrogante, e por não ser exatamente um primor de higiene pessoal.

Sobrevivia miseravelmente às custas da herança de sua esposa, que não durou muito tempo, e também das esmolas de um amigo. Não tinha endereço fixo, sempre era despejado por aplicar calotes nos alugueis.

Preguiçoso por natureza, Marx se dizia escritor, e para finalizar um livro (O Capital), ele levou uma bagatela de mais de 15 anos escrevendo essa "obra prima". Sua família o pressionava para procurar emprego e trazer o sustento da casa, mas este dizia "já estar trabalhando".

Ele teve 7 filhos, dos quais 4 destes morreram de fome ainda crianças, 2 filhas se suicidaram quando descobriram o quanto seu pai era um imbecil, o 7° filho ele teve com a empregada, o único a se salvar porque a amante sumira levando seu filho no ventre. Sua esposa morreu de depressão depois que descobriu a traição do marido.

Marx morreu na completa miséria, no seu funeral apenas 11 pessoas estiveram presentes, destas, 4 eram funcionários do cemitério.

...não sei se é razoável avaliar o que um filósofo ou artista fez, na qualidade de filósofo ou artista, a partir daqueles aspectos comprometedores de sua vida pessoal.

.

Israel Rozário
Enviado por Israel Rozário em 07/03/2019
Código do texto: T6591899
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.