Podemos

Neste 08 de Março não nos esqueçamos do porque da data, não vamos comemorar como se fosse um dia simples de homenagens as “mulheres”

Relembremos a luta, a morte, o sangue derramado, neste dia e o seu significado.

O dia de hoje ainda é marcado com a morte e o sangue de mulheres, pela violência de todas as formas, ainda há luta pelo reconhecimento de direitos, de respeito, de ser quem desejamos, de realizar os nossos sonhos, de ocupar espaços por nosso conhecimento, competência e capacidade, lutamos pelo simples e básico direito de viver, com liberdade de fazermos essas escolhas, sem a imposição externa da sociedade e principalmente dos homens que um dia foram na lei nossos donos, e impacientemente ainda se sentem assim, ditando nossa capacidade, força, poder, escolhas e sonhos, etc.

Podemos ser o que QUISERMOS e SONHAMOS em ser, e que isso seja uma ESCOLHA uma DECISÃO consciente nossa, que possamos viver nos espaços por nós decididos e não impostos pelos outros, pelo rótulo do feminino frágil, servil.

Podemos ser mães, donas de casa, sermos casadas, solteiras, altas, baixas, medianas

Podemos ter o cabelo, liso, cacheado, crespo, curto, longo, colorido

Podemos ter um corpo esculpido pela atividade física, ou com as marcas do tempo, dos filhos, da alimentação cheia de besteiras, com furinhos ou linhas que percorrem o nosso corpo mas que não determinam a nossa essência

Podemos ser professoras, pastoras, líderes, cantoras, compositoras, ser médicas, assistentes sociais, bombeira, policial, Química, chef de cozinha, astronauta, engenheira, técnica em informática, podemos adentrar na política, servente de pedreiro, mestre de obras, pesquisadoras, piloto de avião...

Podemos, NÓS PODEMOS.

Diga a sua filha, sua mãe, sua amiga, sua cunhada, sua sobrinha, diga até para a desconhecida

Podemos, ah, se tem algo que precisamos saber e internalizar é que PODEMOS

Podemos usar maquiagem, não usar, podemos usar salto ou sapatilha, podemos usar saia ou calça comprida, podemos querer ficar em casa, chegar em casa e cozinhar para alguém, e esse alguém pode ser só a gente, posso querer gerar uma vida, posso gerar outra vida e continuar gerando e realizando sonhos, ou posso não gerar vida nenhuma além da minha todos os dias

Você percebeu? Que nós podemos, e podemos tanto, e poderíamos mais se não vivêssemos em um mundo em que diariamente cerceia a nossa liberdade, que mata nossos sonhos e nossas escolhas, que dita a vida e o padrão que devemos seguir (e incluo aqui mulheres e homens)

Nesse 08 de março antes do parabéns, do abraço do beijo das flores, repense seja você homem ou mulher o que você tem feito para RESPEITAR a escolha das mulheres? Como você têm contribuído para que ela VIVA, SONHE, REALIZE? Quais atitudes e frases machistas eu ainda reproduzo. Como eu tenho contribuído (em até mesmo repensar como eu vivo, e desconstruir pré conceitos) para as mulheres a minha Volta? Como eu as enxergo? Será que sendo homem, serei “menos homem” se lavar uma louça, arrumar um quarto, contribuir com meu tempo nas tarefas domésticas? Eu serei mais mulher ao diminuir outra mulher por escolhas, por seu corpo, sua profissão, suas roupas? O respeito que pedimos a capacidade que vemos está ligada a vestimenta, a cor, a classe social, ou pedimos e vemos isso no geral?

Nós podemos mudar, sim podemos

Podemos não diminuir a luta porque as formas de lutar são diferentes da minha, podemos reconhecer os avanços, podemos celebrar as conquistas, podemos e devemos continuar lutando, resistindo e gritando e ecoando nossas vozes para que sejam ouvidas.

Só queria que nesse todos os dias

Possamos celebrar o fato de PODERMOS

Porque hoje por milhares de circunstâncias, muitas não podem, pois tiveram suas vozes silenciadas quando foram espancadas, queimadas, esfaqueadas, jogadas, sufocadas, esquartejadas.

Eu quero VIDA, quero VIDA LIVRE

Quero viver para continuar podendo,

Eu posso,

Você pode

Nós PODEMOS, sim PODEMOS

E que amanhã e depois, e depois e depois, a gente continue PODENDO.