O que significa Significar?

Signos, Significantes, Significado. O que significa tudo isso? ("Tudo": pronome indefinido que, no presente contexto, singulariza – unifica – o plural anterior.)

O que significa tanta coisa acerca da significação?

"O signo é arbitrário", dirá Saussurre nalgum ponto da coleção de suas aulas compiladas por alguns de seus mais atentos alunos acadêmicos. "Ele poderia ter outro nome e ainda sim representar a mesma coisa."

Saussurre foi orientador de Greimas. E este, por seu turno, orientou Fiorin – um caso raro na Academia. Um cara que ensina muito bem, com propriedade. Diferente de alguns de seus discípulos, arrogantes e presos um falso círculo de intelectuais (com bolsos cheios e mentes vazias, que ecoam pensamentos de outros autores -- com quem compartilham a empáfia e a pseudointelectualidade). Ah, a Academia mia. E às vezes latte...

* * *

DA IDENTIDADE

A identidade é a representação-mor do ser. Um indício de sua essência. A identidade é o que está logo abaixo do ser. O ser, absoluto enquanto ente (não há dois seres iguais; não os conhecemos; a ciência deixa isso claro). Está logo abaixo do ser como uma placa de identificação. Um apontamento legítimo sobre o ser. A identidade é assunto para uma aula de Filosofia. (Apenas o começo).

A alteridade? É a identidade do Outro. Pronto: aí está.