O sucesso não é um Porto

É sem dúvida nenhuma um conceito relativo este: sucesso. Você pode ser um gênio e se achar um idiota. Ou ser um idiota e se achar um gênio.

Nos dois casos quem está de fora poderá te ajudar a enxergar a realidade, mas jamais poderá fazer a mudança que te compete.

Pois são seus valores que determinam a forma que você vê o mundo. E o modo como se vê no mundo, o seu papel nele e como está desenvolvendo este papel.

Se você é idiota ao ponto de viver de forma totalmente materialista, ou seja, valorizando apenas o externo e preterindo o fundo à forma, vai se achar um gênio ou pelo menos vai se amar em demasia, vai amar seu ego, sem que se respeite ou respeite aos seus semelhantes. Enfim , será apenas um vaidoso por não compreender os valores imperecíveis da vida.

Mas ainda que os conheça, não pense que precise ser um gênio para ser útil. Nem que tenha que sê-lo além das forças. Nem que não mereça os cuidados que generosamente oferece ao mundo. Pois somente podemos dar aquilo que temos.

Diz a sabedoria popular que o sucesso não é um porto, onde se chega. Mas a caminhada. Pois é nela que nos relacionamos. E o verdadeiro sucesso é saber extrair o melhor das pessoas oferecendo o nosso melhor a elas. É consenguir habitar estes corações hoje e amanhã, durante o trajeto que fazemos juntos e quando cada um seguir seu destino.