O Divino Som dos Pássaros

Será que nossos ouvidos estão sensíveis?

Hoje pela manhã, acordei e fui ver o nascer do sol (na verdade eu acordei duas horas depois do nascer do sol e fiquei pelo menos uma hora na cama criando forças para levantar, mas meu lado lúdico me imagina vendo o sol nascer). Ao sair na sacada, observei o chão da rua ainda molhado, alguns vizinhos admirando atentamente a paisagem (seria um eufemismo da palavra 'fofocar'? Talvez) e a copa das árvores dançando ao som dos pássaros que cantavam. Foi nesse instante que eu percebi algo estranho: mesmo os pássaros cantando dia após dia, eu já não os ouvia mais cantar, pois meu consciente já não oferecia mais atenção ao seu canto.

Após minha dolorosa constatação, resolvi fechar os olhos e escutar atentamente o som dos pássaros. Confesso que por alguns poucos segundos consegui escutá-los com clareza, mas logo depois meus ouvidos se corromperam com o barulho dos carros que passavam pela rua. Infelizmente, a minha atenção foi desviada por um irritável barulho. Eu novamente tentei escutá-los, mas minha audição era transferida para outros ramais semelhantemente a um linha telefônica. Ora eu escutava choro de criança, ora o som dos carros e outrora o barulho dos instrumentos de uma obra aqui perto. Simplesmente insuportável!

Então eu fui tomar banho (aleatório, porém verídico) e comecei a refletir no banho. Dizem que no banheiro surgem as melhores ideias, mas não tive nenhuma ideia, a não ser uma outra constatação óbvia que vai se conectar com outra coisa que vocês vão ler abaixo: há muita poluição sonora nos dias de hoje.

Foi aí que aprendi uma coisa linda. O som emitido pelos pássaros são como música para nossos ouvidos. É algo tão curioso, doce, agradável e relaxante que dá pra ficar horas ouvindo. Às vezes, na nossa vida, ouvimos tantas palavras duras, ofensivas, depressiativas, desencorajadas e sujas que nossos ouvidos ficam poluídos e neles só se ecoa essas coisas ruins. É como sera de ouvido. Se não limpar, se acumula de tal modo que em dado momento pode até prejudicar a nossa audição. Ou seja, por mais que essas palavras dolorosas estejam ecoando em seus ouvidos, procure focar no canto dos pássaros à sua volta. Em outras palavras, foca no que é bom!

Portanto, se os outros estão te dizendo que você vai fracassar e que é melhor desistir, NÃO DESISTA! Se os outros estão te ofendendo ou te rotulando, NÃO DÊ OUVIDOS! Foca no canto dos pássaros, que na minha tradução significa 'hino da esperança'. Sabe por quê? Porquê os pássaros só começam a cantar quando veem que um novo dia estar por vir, isto é, quando veem que o sol está mais uma vez raiando e sua luz penetrando em cada lugar da face da terra.

Que Deus renove as suas esperanças na manhã de hoje e que seus ouvidos estejam sensíveis ao ouvir dos pássaros e ao ouvir de Cristo!

Romanos 10: 17. Portanto, a fé vem por ouvir, isto é, por ouvir as boas-novas a respeito de Cristo.

Leonardo Salomon
Enviado por Leonardo Salomon em 17/03/2019
Código do texto: T6600030
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.