Aprendendo a Jogar

Existem muitas postagens nas redes sociais dizendo que as pessoas não devem retroceder em nenhum momento, que desistir é sinônimo de fraqueza etc.

Tudo isso é bom para os autores de livros de autoajuda que ganham rios de dinheiro escrevendo coisas que nem eles próprios estão experimentando em suas vidas. Quando eu era criança assistia a filmes de forte apache nos quais os índios atacavam o forte, mas quando eram resistidos recuavam e passadas horas ou dias eles voltavam a atacar com reforço ou metodologia diferente e isto fazia parte da estratégia para alcançar o intento de invadir o forte.

Com isso aprendi que na vida, às vezes, temos sim que recuar estrategicamente e esperar o melhor momento para fazer nova investida. Isto não é sinal de fraqueza, antes, ao contrário, pode ser sinal de inteligência.

Não banque o herói porque os livros dizem que tem que ser deste ou daquele jeito. Hoje tem muita gente escrevendo, muita cópia e pouca criação, muitas palavras bonitas, porém vazias. Mas a vida real é como diz o refrão de uma antiga música de Guilherme Arantes: “Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”.

Roberto_Ribeiro
Enviado por Roberto_Ribeiro em 19/03/2019
Código do texto: T6602167
Classificação de conteúdo: seguro