O marinheiro

Dizem que, quem é do mar, não enjoa....pois então? Aqui vai algumas considerações, que, eu, humildemente, acho que fez diferença nas minhas idas e vindas.

Mas, o que faz o marinheiro quando afetado pelo poder das marés; e, quando da proa a popa, não há lugar para o marujo desajustado?

Respondo: - Trata-se de marinheiro de primeira viagem, e, marinheiro que é marinheiro, não desdenha do mar, é regra! ; ao contrário, e, no desrespeito, desafia os seus próprios limites, e, com certeza, sucumbirá, nos momentos de mar em fúria.

O marinheiro e o mar; o homem e o mundo em furia, no qual vivemos. Há um paralelo entre essas duas situações.

Qual criatura que vivendo no seu limite explora todo seu potencial ?

Vemos um refém, haverá, nessa situação, liberdade para agir?

Não irá adiante, não, sem, antes, enfrentar o que lhe desafia!

Assim é a vida, todos, sem exceção, estamos sujeitos aos nossos desafios. O desafio é a via, mais segura, para a alma que se locupleta, sem superar o fenômeno que nos afeta, seremos como aquele que sem desatar, sem desfazer o "nó" de sua existência, adoece; e, adoece porque está preso. Não irá longe!

Como se diz : " esta amarrado!" Contudo, a cura vem, daí, vem ao desatar o "no", nossa cura vem do empate do ser com o que ou quem lhe é adverso, a cura vem do embate do ser que procura vencer as suas limitações, nesse mundo diverso. Não há como fugir! Desate os seus "nós", liberte-se.

Outro aspecto importante, não se navega sozinho, não é tarefa para um homem só, assim, o marujo iniciante, no mar ou fora dele, nesse mundo, no qual, vivemos, precisa de ajuda para manter-se ativo, na proa ou na vida . Tanto, um como o outro, uma vez, no curso, na direção, deverá respeito ao tempo das coisas e, mais difícil, o respeito ao tempo daqueles que o acompanharão.

Tanta gente perdida, sem rumo, sem direção. Não desanime, em vida , respeito na direção!

Tudo pulsa! Observe, o fluxo e o refluxo! O mar tem o seu paralelo com esse mundo em compulsão !

Vamos lá, em análise, a sua vida e as circunstâncias das quais serão traçadas a história; as idas e vindas, os erros, os acertos, as faltas cometidas; mas, falando em faltas, o que, realmente, importa é a consciência das ações, sem arremesso, "não chute o balde!" porque não basta estar certo para se ter razão , se suas convicções atenta contra as forças, ou contra alguém, que domina toda a situação.

Respeite o mar, o mundo e suas energias; respeite você mesmo e suas limitações, afinal é você o principal personagem de sua estória, toda tempestade passa! Silêncio e oração.

Seja humilde, pois, a não vigilância sobre as causas, potencializa os efeitos e leva aos conflitos. Energias não tratadas, de um momento para o outro, alimenta os conflitos.

A Indolência, a indiferença, está por aí, em toda parte, mas não combina com a missão de quem quer, e, precisa, navegar, não combina com a missão de quem precisa seguir o seu rumo, porque, o mundo é, ao contrário, força, ação, dinamismo, vitalidade, e, navegar, seguir, ir, com direção, nesse mundo, nesse "mar"de vida, requererá espiritualidade, sencibilidade; dureza, crueldade, falta de alma, não o ajudará na caminhada.

Ante, ao descontrole, refreie os seus ímpetos, pense , porque, navegar, se conduzir , impecavelmente, nesta vida não é facil, e enjoa os despreparados e inaptos, principalmente, porque, não se trata de uma viagem comum, essa, é uma viagem única e nos conduz ao desconhecido. Sem as cartas precisas de navegação, mas , em viagem, somos os marujos que nada sabem do seu destino final.

No mar dessas energias, cada qual, a seu modo, saberá navegar, se pronto, atento, estiver. Daí, não sei bem, o porquê, mas reze! Trás sincronia, sinergia, é bom para ajustar passos.

O homem e o unverso de energias desse mundo; o marinheiro e o mar haverão de se ajustar. Talvez, esse ajuste seja o rito, a magia que poderá regular, ajustar a relação.

Trabalhe a afinidade, entre, voce as pessoas e o mundo, tudo é passageiro, e, você, também. (Boa parte das tragédias, naturais ou não, foram provocadas, evite ser ou estar em posição que possa gerar conflitos, desequilíbrio ).

A ação não é maléfica ou benéfica, cuide de suas energias ajuste-se, procure o equilíbrio, acompanhe-se, não vibre, se não for para o bem comum, é uma virtude desencorajar o mal.

Esteja em marcha, na cadência, no tempo, certo, vigiando; não se desoriente, não se perturbe, não se desequilibre!

É BOM LEMBRAR "há tempo para tudo nessa vida...Tempo de falar e de calar... De abraçar e de apartar..." isso é disciplina!!! sincronia, tato!

Ajuste-se, por, isso, não se perca, imerso, nesse mar de energias que fala e não se cala; nesse mar que nos inunda de forças que suprime a nossa vontade; nesse mar de energias que sacode esse pequeno barco no qual está a nossa mente.

Uma vez eu ouvi ou li e não esqueço : " A mente é um cavalo doido" ; precisamos domina-lá.

Conserve-se, preserve-se, não serás, mais, o mesmo, sem a sua essência; sem conservar o que há em seu íntimo, sem, a sua essência; corrompido, alterado, fora de si, não elabora, não cria, apenas, esvai-se, e, sem fé, em si, mesmo, deposita mais em qualquer um do outro, do que em si mesmo; as suas esperancas, a sua fé, estará abalada.

Será que alguém, assim, sem fé, sem que acredite em si, mesmos, poderá mudar o ciclo que impacta a sua viagem nessa vida?

Mesmo, que, por ora, sinta-se, descrente, diga: Eu tenho fé !

Peca socorro a DEUS! Ele existe, e, é o único que pode interpretar a mudança que já ocorreu, e, que ocorrerá em você, e, sabe, portanto, como lhe enriquecer.

O mar e o mundo em fúria; não seria o reflexo, uma reação, ou seria um ajuste, uma correção? Assim como a bússola orienta ao navegante, os seus instintos devem lhe servir de guia, atento, não despreze as suas suspeitas, presságios e intuições ou não servirá ao propósito de ser um bom marinheiro.

Santana

02/11/08