Lé Com Lé, Cré Com Cré

Muitos se vangloriam da laicidade como se o conhecimento laico fosse superior ao conhecimento teológico, desdenhando deste.

Porém, laico, leigo ou secular, simplesmente não detém o conhecimento metafísico.

Nossa formação acadêmica, no máximo, nos nivela pela mediocridade (meio, média), pois a fé não é categoria de análise científica, não se pode ter a compreensão das variegadas formas de crenças e expressões de fé pelo viés do conhecimento científico.

Em suma, o ínfimo conhecimento acadêmico nos nivela por baixo, para que possamos versar o que é compreensível ao limitado uso da mente humana.

Como disse Hamlet: "Há mais coisas no céu e terra, Horácio, do que foram sonhadas na sua filosofia".

A intenção era mostrar à Horácio que, embora a filosofia e a racionalidade sejam essenciais para o ser humano, elas não respondem a tudo. Há mais no mundo; coisas que a razão não consegue explicar.

Não foi por acaso que, diante da sapiência de homens indoutos, Jesus exclamou: "Eu te louvo, Pai, porque escondeste estas coisas dos sábios e cultos, e as revelaste aos pequeninos."

Como já dizia Paulo Freire: Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.

Ao afirmar que a “A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”, Albert Einstein não se referia ao sistema religioso, mas à possível compatibilidade entre ciência e fé, pois uma não suprime a outra.

Portanto, é temerário tentar explicar a complexa existência humana, única e exclusivamente, com base no conhecimento acadêmico.

Roberto_Ribeiro
Enviado por Roberto_Ribeiro em 22/03/2019
Código do texto: T6604859
Classificação de conteúdo: seguro