CONSELHOS DE PAI

CONSELHOS DE UM PAI

Meus filhos,

a maior herança que um pai tem a dar a seus filhos são os conselhos. Eles são o maior tesouro da criação e o presente que mais tempo dura na formação familiar. Os conselhos não se perdem, não se vendem, não se compram, não se tornam obsoletos, não se esquecem e, o mais importante, não tem expressão econômica. Qualquer pai os poderá dar, sem ficar mais pobre e, sem dúvida, tornam mais ricos os que o recebem. Ademais, um conselho pode mudar uma vida, pode redimir uma pessoa, pode redirecionar uma trajetória, pode melhorar o mundo, pode impulsionar, pode transcender a um futuro de prosperidade e de felicidade. E o mais interessante é que eles, na maioria das vezes, são reservados para o futuro, nunca são compreendidos pelos filhos no momento em que são dados.

Por isso, vou lhes dar alguns conselhos, peço que os aprendam, que os memorizem, a fim de que sejam postos em prática sempre, porque os únicos beneficiados com esses conselhos - eu é que não serei - senão única e exclusivamente vocês mesmos. Decerto que alguns vocês ainda não entendam, outros não achem razoáveis, outros não assimilem. Deixem-nos guardados num lugar especial e não fiquem preocupados nem os descartem, pode ser que vocês ainda não estejam preparados para ouvi-los, para compreendê-los ou para utilizá-los agora. Ainda assim os guardem, para serem úteis, quando estiverem preparados para aceitá-los, para apreciá-los e valorizá-los. Talvez seja porque a fruta que há em vocês, na afoita verdura da juventude, ainda não amadurecera.

VALORES

Cultivem 03 VIRTUDES superiores e infalíveis: FÉ, HONESTIDADE e HUMILDADE. Elas lhes atenderão nos momentos difíceis, de dúvida, de desespero e lhes elevarão aos olhos dos homens e de Deus. Serão a luz nos seus momentos de escuridão.

Quem as possui nunca sente carência de qualquer bem material, imaterial e humano, além disso, ainda estará sob a proteção divina. A fé é que atrai a graça e obtém a bênção celestial. A honestidade é que sustenta a conduta e o caráter no caminho do bem, da retidão e da justiça. A humildade é que enobrece e subsidia na busca incessante de melhorar, de servir e aprender.

ORAÇÃO

Orem, porque a oração é o remédio da alma e a conversa com o pai celestial. Não existe melhor confidente do que Deus e nenhum ouvinte com tamanha sabedoria, paciência, disponibilidade e atenção. O poder da oração é infinito e depende da sinceridade e da simplicidade do propósito. Sobretudo, aprendam a rezar com o coração e com a alma, não somente com palavras. Deus a todo instante faz milagres, mas só os concede a quem é capaz de apercebê-los.

FALAR E OUVIR

Ouçam mais do que falem, pois há mais graça em ouvir do que falar. Falem apenas o necessário e nos momentos adequados. Usem da palavra de maneira gentil, cortês e sejam amáveis. Evitem falar da vida do próximo e gastar tempo e energia com o que não lhes diz respeito. Inexiste benefício maior ao próximo do que receber a atenção e ser ouvido. Saber falar é uma qualidade rara; saber ouvir é uma bênção e uma dádiva.

CARIDADE

Pratiquem o bem e doem mais do que esperem receber, porque há mais amor em dar do que receber. Quem dá, recebe em dobro de recompensa espiritual e de gratificação. A santidade maior está em servir e nunca em ser servido. Ninguém é tão pobre que não possa partilhar com o necessitado um pouco do que tem.

A FAMÍLIA

A família é a base sólida onde se apóia nos tropeços e nas adversidades, velem e orem sempre por ela. É o tesouro que remanesce num momento de miséria física e espiritual. Todos os conhecidos (amigos e relacionamentos) passam e a família permanece.

Dediquem o máximo de tempo a seus entes queridos, porque foram eles que Deus escolheu para ser a sua companhia na vida eterna.

BENS

Trabalhem muito e se esforcem em suas profissões, mas não procurem por riquezas. Laborem com precisão, com ética, com retidão e não se apeguem excessivamente ao dinheiro, haja vista que a maior riqueza é o tesouro interior. Eliminem o exagero, o desperdício, a luxúria e a ostentação de suas vidas. Tenham cuidado na questão financeira, poupem e guardem um pouco daquilo que ganharem e saibam que ninguém precisa de muita coisa para viver, apenas do necessário. As pessoas mais felizes e mais importantes que conheci, na verdade, eram quase miseráveis e nunca almejaram ser ricas.

ALMA

A alma é o lar eterno, cuidem dele com zelo e cultuem hábitos salutares. Abulam de suas vidas a raiva, o pensamento negativo, o ressentimento, a ansiedade, a intolerância, a mágoa, a maldade, o egoísmo e a inveja. Pratiquem o bem, sejam positivos, solidários, façam caridade, sejam tolerantes com as falhas e defeitos dos próximos, mas sejam também tolerantes com as deficiências e imperfeições de vocês mesmos. Entendam que todos somos feitos, além da matéria, de energia e estamos conectados uns com os outros. Aprendam a gerir a energia que há em vocês, direcionando-a para as coisas superiores e para a benevolência. Estejam sempre prontos para servir, agradecer, respeitar e a perdoar, porquanto esses são os materiais de construção que edificam a sua morada noutra dimensão.

CUIDADO COM O CORPO

Guardem a sete chaves o corpo, que é ele o veículo que os conduzirá à outra dimensão. Exercitem-no, desfrutem-no com moderação, sem exageros, sem culpa e sem medos, mas com responsabilidade. Alimentem-se de coisas naturais, jamais usem drogas, ou bebida, ou cigarro, uma vez que além de prejudicar a saúde, ainda atrasam a evolução humana e espiritual.

AMOR

Amem eterna, infinita e gratuitamente, em especial a si mesmos e ao próximo, pois que o amor é o sentimento que eleva a Deus. Amem pura e verdadeiramente, sem exigir nada em troca, sem pressa, sem esperar contrapartida, já que é mais nobre amar do que se amado. Procurem amar com a alma e não com a matéria, porque o amor interior é que transcende e que eleva ao reino de Deus.

ESTUDO

Estudem muito, a vida inteira, aprendam o conhecimento terreno, não somente temas técnicos e científicos, sobretudo e mais importante, aprendam a conhecer a espiritualidade e a alma, pois o domínio interior é a dádiva que os manterá equilibrados e santificados neste planeta passageiro e o único que lhes restará e lhes servirá na eternidade. O maior gênio da humanidade era um especialista na arte de ser gente e de ser simples.

NATUREZA

Respeitem e valorizem as leis naturais e o patrimônio do ecossistema. Abram seus olhos, contemplem essa maravilha, ela é a obra-prima que Deus fez para ornar as suas vidas. Sempre que se depararem com uma dor, com uma perda ou com um problema que julgarem insuperável ou insolúvel, retirem-se junto à natureza, observem-na e reverenciem-na: a natureza tem todas as respostas e soluções a suas perguntas e a seus problemas. Não há feiúra que a lua cheia não embeleze. Não há escuridão que o sol não aclare. Não há nada mais imenso do que a grandeza do universo. Não há sede que a água pura não satisfaça. Não há quem não se sensibilize com a fragilidade de uma flor ou a beleza de animal silvestre. Inexiste dano, sentimento ou sofrimento que o tempo não apague ou não amenize.

Enfim, peço que Deus os abençoe em suas vidas, que os agraciem a encontrar o caminho certo, que lhes dê sabedoria de assimilarem esses conselhos, os quais lhes manterão alertas a buscar a luz interior e saibam que eu estarei sempre presente em suas vidas, de corpo ou de alma, sinalizando em suas direções a tocha da divindade, como eterno guardião e protetor, nesta vida terrena e na vida espiritual, para lhes guardar, para nos manter unidos, para nos manter próximos, conectados, fortes e invencíveis.

(Anailson, Uberlândia-MG)