Habilidades, Competências e...?

(Notas para uma diferenciação entre Habilidades e Competências)

Surfando na onda pedagógica dos últimos onze anos, resolvemos oferecer as nossas definições de "habilidades" e "competências".

(Nota bene)

Habilidade: Carregar livros, efetuando seu transporte, do ponto A para o ponto B.

Competência: Mobilizar conhecimentos, dispostos em media diversos, tais como livros, revistas, jornais, internet, pendrives etc., viabilizando sua aplicação conforme a situação demandar. Em suma: saber aplicar os conhecimentos de modo prático, conforme a circunstância exigir.

Supracompetência (Overskill): Ela é observável em Professores Reflexivos que lançam mão de uma capacidade didática exemplar: ensinar os mais diversos tipos de alunos, com seus diferentes graus de dificuldade de aprendizagem, a aprender de modo efetivo. Conduz eles, com retidão, pelos escuros e tortuosos caminhos da aprendizagem num país onde a Educação é um sonho antigo – porém, possível. P-O-S-S-Í-V-E-L – com todas as letras (números, sinais etc.)

Mas ela não se aplica apenas a Professores Reflexivos. Há alunos que, independente de seu grau de estudo, demonstram uma notável aptidão para levar a cabo atividades (distintas ou não) que não são visíveis na maior parte dos outros alunos. A Supracompetência é um conceito que define, grosso modo, um ser humano provido de capacidades múltiplas (isso remete ao que propôs Howard Gardner com sua Teoria das Inteligências Múltiplas): demonstra habilidades matemáticas avançadas, um conhecimento prático das linguagens (produz textos com perceptível qualidade na exposição das ideias, pontuação, construção de parágrafos; lê [interpreta e compreende] com facilidade textos diversos), é hábil na assimilação de novos conteúdos (compreende bem conceitos da esfera das Ciências, Geografia, História, Física etc.). Não se trata de ser gênio (esse caso é com outro Departamento), mas de demonstrar muita facilidade na aprendizagem/aplicação de conteúdos de várias Disciplinas (hoje "Componentes Curriculares", conforme a BNCC).

Grossissimo modo, sintetizamos os três conceitos como se vê a seguir:

1. Habilidade: saber fazer.

2. Competência: saber como fazer e de modo significativo.

3. Supracompetência: saber fazer com singular capacidade, de modo a superar expectativas.

Ou com outras palavras/exemplos:

Habilidade: identificar, localizar e resolver problemas.

Competência: aplicar a habilidade (conceito exposto acima) e, independentemente da complexidade do problema, resolvê-lo de modo pleno, efetivo.

Supracompetência: aplicar a Competência necessária à resolução de todo e qualquer problema e identificar/prevenir o aparecimento de novos.