Depressão / Mais forte do que pensa II / A vida e o mundo

A depressão é um poço profundo, escuro, frio e úmido. Ninguém está livre de tropeçar e nele cair. A saída é possível, mas não é fácil e depende de ajuda. Quem se propõe a ser escada, ou a corda, para tirar alguém do fundo do poço da depressão tem de ser forte a fim de não ser puxado para baixo. Também não deve – aquele que estende a mão – julgar ou cobrar algo de quem precisa de ajuda. A ajuda deve ser gratuita, altruísta; do contrário é apenas interesse mesquinho e inútil.

Por outro lado, é necessário querer sair do fundo do poço. Em cada um de nós há uma centelha, uma luz de esperança; para acendê-la é preciso acreditar que há mesmo esperança (e sempre há) e isso só é possível de dentro para fora.

O fundo do poço não é o fim do túnel. Há uma luz que nos chama à vida, mas ela só nos ilumina quando acendemos a nossa centelha interior. Por fim, a ajuda é uma via de mão dupla: só é efetiva se, além de oferecida com sinceridade e humildade, for solicitada de forma desinteressada e com o coração.

Cícero – 15-04-2019

MAIS FORTE DO QUE PENSA - II

Você é mais forte do que pensam e do que você próprio pensa. Portanto, não se deixe abater por quem ou por aquilo que quer vê-lo na lama. Se cair, levante, recue, descanse, regenere-se e siga lutando. Enfrente a dureza dos espinhos para merecer o perfume das rosas. Enfrente as tempestades interiores para ser digno da bonança que vem com a paz. Você é aquilo que você pensa, seja positivo ou negativo. Mas, cuidado! Ser forte não lhe dá o direito de sobrepor-se à força àqueles que não têm a mesma intensidade que você. Por outro lado, estar fraco não lhe obriga a sujeitar-se a quaisquer situações que menosprezem e degradem a sua dignidade.

Cícero – 16-04-2019

A VIDA E O MUNDO

A vida e o mundo não dão a mínima se você está alegre ou triste, com amor ou com ódio. Simplesmente seguem seu caminho, como um rio. Então seja um rio e siga, pois água parada apodrece. Lembre-se, porém, que a tristeza, o ódio e seus semelhantes poluem o rio da vida e nos afogam de forma dolorosa.

Cícero – 17-04-2019

Cícero Carlos Lopes
Enviado por Cícero Carlos Lopes em 18/04/2019
Código do texto: T6626695
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.