RESPONSABILIDADE AFETIVA, VOCÊ TEM?

Se tem uma coisa que eu aprendi na minha vida e levo sempre comigo é a questão da empatia e da responsabilidade afetiva. O ser humano é muito fraco e muitos vezes acaba fazendo para aqueles que ama aquilo que não gostaria que fizessem com ele.

É mais fácil praticar determinada condutas e achar que está na razão, mas em nenhum momento se colocar no lugar da outra pessoa. Aí, se a pessoa faz com você aquilo que você fez com ela, você acha infantilidade, imaturidade e falta de respeito.

Somos projetados a pensarmos somente em nós mesmos e colocarmos sempre uma justificativa nas nossas falhas. É conveniente mentir, é conveniente enganar, é conveniente se fazer de vítima... Sim, tudo é conveniente quando parte de nós e para nós, mas quando parte dos outros para conosco achamos o fim do mundo, fizemos uma guerra e não percebemos que estamos recebendo somente aquilo que acabamos de emitir.

Uma vez ouvi alguém falando que não existe essa de se colocar no lugar do outro, de inverter os papéis. Mas, como não existe isso?

É tão mais fácil, antes de praticar qualquer ação ou omissão que vá magoar alguém que faz de tudo por ti, nos colocarmos no lugar dessa pessoa e pensarmos: “e se fosse comigo?”. Falta responsabilidade afetiva, falta empatia, falta sinceridade com nossos semelhantes.

Um brinde àquelas pessoas, poucas por sinal, que possuem essa maturidade, que sabem se colocar no lugar do outro, que possuem respeito com aqueles que lhe respeitam. Um brinde aos sinceros e aos empáticos. O mundo precisa de mais gente como vocês. Pessoas raras e únicas! A evolução está em nós, basta iniciarmos.

Valéria Valle
Enviado por Valéria Valle em 03/05/2019
Código do texto: T6638317
Classificação de conteúdo: seguro