REFLETINDO SOBRE "QUE GERAÇÃO É ESSA..." - Portal Raízes - Facebook

REFLETINDO SOBRE " QUE GERAÇÃO É ESSA..."

Portal Raízes (Facebook)

"Uma geração que compartilha sem ler, defende sem conhecer, idolatra sem porquê. Um geração que sabe o que fazer, mas erra por preguiça de ler o manual de instruções ou simplesmente não faz."

Este é um texto que estimula a nossa reflexão.

Que geração é essa contemplada pelo Texto?

A nossa geração, de alguns anos passados, ou a atual?

Em que aspectos as duas se assemelham ou se distanciam?

Não usávamos computadores na nossa infância ou juventude, mas usamos agora... Hoje, entretanto, não nos vemos pessoalmente com frequência e a nossa comunicação é feita mais pelas redes sociais.

Quando crianças, adolescentes e jovens adultos nós brincamos livremente de tudo que tínhamos direito. Hoje, muitos de nós somos sedentários e usamos a bicicleta, mais vezes, só nas academias.

Nossos filhos costumam perguntar, ao solicitarmos ajuda para usar um aparelho:

- Leu as instruções?

Costumamos ler tudo antes de compartilharmos e comentamos até demais para "o padrão". Pensamos duas vezes ou mais sobre uma notícia para valorizá-la e, mais, repassá-la para outrem.

Em contrapartida, às vezes ficamos presos ao medo da aproximação de um mendigo ou alguém estranho em razão das mesmas notícias que falam sobre violência e que buscamos minimizar a importância.

Em que patamar essa geração, menos jovem, está inserida nesse texto, tendo em vista que muitos não sabiam cozinhar um macarrão, nem a diferença entre coentro ou salsa; ou, ainda, o que considerar uma batatinha de tamanho médio, isto já em fase adulta?

Há muitas exceções da individualidade em todas as épocas. As pessoas cultivam hábitos diversos e em cada uma delas podemos observar o que seria desejado, mas devemos respeitar também o diferente; as mesmas incoerências que a idade não é ratificação do que pode ser considerado "perfeito".

Dalva da Trindade S. Oliveira

(Dalva Trindade)

17.05.2019