Quem é o culpado?

Texto baseado no livro Capitães da Areia de Jorge Amado.

Queria eu poder dizer que é mentira mediante os fatos, que não há inverdades expostas ao público que vê através do espelho que fala e grita em alto e bom som, que são a escória da população.

Sim são apenas meliantes taxados como insolentes e quem garante que o seja?

Vítimas? Talvez

Onde se encontram os pais de tais elementos?

Se houve em algum momento a existência dos mesmos, sabe-se que agora estão jogados no seu castelo de areia criado para defender-se. Talvez da fome, do medo ou apenas fugir dos seus atos inaptos ao ambiente sociável, pois mal sabem tecer uma fala. Mas e a origem do bem e do mal não está dentro de si? Sendo assim fora por escolha tal caminho?

Mas e eles sabem sobre tal origem e sabem que tem escolhas?

Queria poder dizer que são apenas eles os culpados, mas e eu que ao vê- los nas ruas olho com cara de nojo, pois mal banho eles tomam, vestido em trapos. Que devo eu fazer? Pegar pelo braço e dar-lhe o que comer naquele momento e seguir meu caminho heroico depois de tal feito e acabou?

Ou apenas fingir que não vejo, afinal “quem pariu Mateus que balance” eu não sou culpada por tal feito.

E então, quem é o culpado? Os pais inexistentes até então, a doença que talvez os tenha deixado sem os mesmos. Não! É o governo que não resolve, é a polícia que não os prende, ou serei eu que finjo que não existem e só grito quando violam meus bens?

São vários os culpados, e não iremos fazer as contas de quantos mais existem pois é capaz de realmente chegar até mim a culpa desse povo favelado e sem estudo.

Deixa lá porque bandido bom é bandido morto, liberem as armas para o povo, eles sabem o que fazer.

J. Andrade

07/04/2019

Deandra
Enviado por Deandra em 18/05/2019
Reeditado em 18/05/2019
Código do texto: T6650717
Classificação de conteúdo: seguro