Pensar... Pensar pra quê?

Acabei de ler, agora há pouco aqui no RECANTO, um texto que por ser muito esclarecedor, leva o leitor a pensar. O título é: "POR QUE O INTERESSE DO EUA/CIA REEDITAR UM 'REGIME MILITAR' NO BRASIL? (de Edmilson N Soares).

E foi 'pensando em pensar', que pensei em 'contar essa pequena história'

Existe uma história de que certa vez em um famoso haras de um milionário árabe, estando confortavelmente instalado em sua luxuosa baia, um garboso, super premiado e valiosíssimo corcel, incomodado por ver sempre, desde o nascer do sol até o cair da noite, um velho burro sofrendo nas mãos dos empregados, carregando peso pra lá e pra cá e que no fim do dia, recebia como alimento apenas um pequeno monte de feno e ainda dormia ao relento, amarrado em um pequeno poste, ele o chamou e perguntou: "-Ô meu caro burro; já estou cansado de te ver sofrendo e sendo explorado o tempo todo, enquanto que eu estou aqui sempre 'numa boa'... Pensa bem; por que você não tenta fazer alguma coisa de extraordinário ou alguma coisa importante que atraia a atenção do nosso dono? Ele é tão bom para mim, penso que assim ele até possa tirar você dessa sua vida tão sofrida... Pense nisso!"

E foi com toda a calma do mundo e demonstrando muita resignação, que o burro respondeu: "- Olha prá mim; o que você vê?" "Um burro, ora essa!", respondeu o cavalo. Então o burro lhe disse:" -Pois é... E por acaso você não sabe que burro não pensa?"... E completou: "-Pensar... Pensar prá quê?"...