A vida é um sopro

Respira!

Toda vez ao expirarmos, jogamos o ar dos nossos pulmões para fora, e logo em seguida, inspiramos um novo ar que devolve vida aos nossos pulmões. Isso tudo controlado pelo bulbo.

De forma semelhante a respiração, a todo momento nosso corpo desiste de se inspirar e esvazia-se de si mesmo, lançando projetos e sonhos para fora. Todavia, pouco depois, volta atrás, restaurando o fôlego da vida, que traz consigo ânimo, paz e vitalidade. É como se em um segundo a gente fôsse morrer e no outro ressuscitássemos.

Seguindo essa analogia, pergunto a você: Quem é o teu bulbo? Quem é a tua inspiração? Quem é aquele(a) que não te deixa parar de respirar? Fica aí a questão.

Bom...

O ar que respiramos, infelizmente é impuro. Não só por poluentes ambientais, mas especialmente por maldades. O amor, antes circulante ativo no ar, parece a cada dia mais se esfriar, tornando-se mais denso, por isso mais rasteiro e difícil de se alcançar.

O mais triste, no entanto, é quando os problemas circulantes resolvem nos contaminar. É como a sílica que uma vez entrando nos pulmões, não quer mais retornar; lá fica, impregna e impõe dificuldades de respirar. Lamentavelmente,

ainda que a gente insista em puxar o ar, fica difícil compensar, ar, ar...

Ao passo de alguns inexpremíveis suspiros, ao médico recorremos e eis o veredicto: "haja visto as manifestações clínicas e a saturação próxima à cem, é ansiedade o quê você tem". É que as vezes os problemas nos saturam tanto, que fica difícil dissolver tudo em lágrimas, levando o nosso corpo ao fundo de um oceano de aflição.

No entanto, meu bulbo não me faz desanimar. Todas as vezes que pensei em desistir, me refugiei em Deus, que me trouxe de volta à superfície, para respirar; me ancorei na minha família, que carinho jamais deixou de dar; me ancorei em amigos, cujos ombros cansados já deve estar. Contudo, não teria chegado até aqui, se não fosse Deus a me ajudar.

Ao meu ver, Deus é o bulbo que nos faz respirar, o diafragma que permite cada pulmão inflar e relaxar, o líquido surfactante que os impede de colabar e o oxigênio que faz cada célula funcionar. Todavia, essa é a minha ótica, não me cabe a vós questionar.

Portanto, se ao fim desse texto você continua respirando, simplesmente agradeça! Se você não acredita em Deus, tudo bem, a chave de tudo é você não desistir de seus sonhos e encontrar forças em si mesmo, na família, nos amigos ou em qualquer outra coisa, para continuar. Não sou nenhuma referência, sou como você: acerto e erro, inspiro e expiro, hoje vivo, mas um dia morrerei. Aproveite enquanto há tempo, pois a vida é um sopro...

Leonardo Salomon
Enviado por Leonardo Salomon em 10/06/2019
Código do texto: T6669523
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.