Do avesso

Saí pra trabalhar e minha roupa estava do avesso.

Tem noção do que significa?

Eu desci pelo elevador, olhei pra ver se meu batom não estava borrado, dei bom dia ao porteiro e saí.

Coloquei meus fones de ouvido, esperei meu ônibus passar.

Comprimentei com sorriso os rostos conhecidos, entrei no meu ônibus que nunca se atrasa... Passei pelo cobrador e fiquei a viagem toda de pé (São Paulo, a gente sabe como é)

Fiquei curtindo minha companhia imaginando as coisas enquanto a paisagem surgia.

Tão acostumada a acordar cedo, que sempre vejo o sol nascendo (vai ser um lindo dia).

Tinha gente demais me olhando, mas, não achei estranho.

Desci no meu ponto e caminhei até a creche onde eu trabalho.

Falei com o segurança, com as auxiliares, dei bom dia a faxineira, abracei minha colega de sala - a professora que divide a turma comigo -.

Sentei por um momento, guardei minha marmita.

Recebi os pais atrasados com seus filhos, abracei meus alunos, até que o Miguel (tinha que ser o Miguel), levantou a mão para poder falar:

- Pode falar, Miguel, está tudo bem?

- Sim, prô, não entendi o motivo de tá com a camiseta do lado errado, minha mãe já brigou comigo dizendo que quem faz isso não se veste direito e que iriam rir de mim, riram de você, prô?!

Olhei pra baixo, analisei minha camisa e ela estava do avesso.

Acho que devem ter rido de mim, só não riram na minha frente...

Pensando bem, vi que comentavam enquanto eu andava. Por que ninguém me disse nada?

A gente tá acostumado a se fingir de educado e ignorar algumas coisas.

Posso estar louca, mas entendo que ninguém tenha se incomodado. Minha vida tá do avesso, eu nem me reconheço, já não sei quem fui, quem sou ou quem quero ser.

Engulo a seco todo dia meu estado, tudo digo estar seguindo o roteiro por mim traçado.

Mentira

Eu sou a própria hipocrisia

Minto pra mim mesma e espero que as pessoas digam algo que não lhes cabe? Se eu quiser saio com a calcinha por cima da calça, ninguém seria capaz de dizer que estou errada.

Mas eu estou,

Não por estar com a roupa amassada, ou desconfigurada. Mas por aceitar que a vida esteja bem do jeito que está, quando na verdade todos os dias quero gritar, chorar, me embriagar.

"Coitada, deve ser depressão, procura um terapeuta, se trata"

Calada!

Engula seus pensamentos nojentos, estou fazendo uma reflexão pra mim, é aqui dentro. Tenho que mudar o que não aceito.

Pensei alto, não pedindo ajuda pra uma solução. Mas se, hipoteticamente falando, você soubesse o que fazer, por onde começaria?

Jéssica Rolim Mathias
Enviado por Jéssica Rolim Mathias em 21/06/2019
Código do texto: T6678604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.