Os desafios da ética em nossos dias.

A ética é um campo da filosofia que se dedica ao entendimento dos fundamentos da Moral. Por sua vez, a moral é aquele conjunto de regras e normas que cada sociedade cria, considerando-as essenciais para o bom convívio e harmonia social. Filosoficamente falando, o estudo da ética tem sempre um caráter universal, enquanto que a moral é sempre particular, ou seja, cada sociedade cria para si um conjunto de conceitos que considera adequados. A ética investiga o por que os homens agem, o que os leva a agir de tal forma? O que leva os homens a praticar violência ou injustiça? O que faz os homens praticarem o bem? Todas estas questões se encontram entre o rol de preocupações éticas.

Quando dizemos que um indivíduo não tem ética, dizemos isto por pensarmos que ele age de maneira inadequada, sem nenhum tipo de pudor ou decência. Nessa versão não ter ética, é não ter senso moral e consciência moral, é a falta de preocupação com o todo e com as consequências de sua ação.

Ter ética significa estar adequado a sociedade que se vive, é entender o que acontece a sua volta e as consequências de sua ação. O sujeito ético é aquele que tem consciência e responsabilidade de suas ações. Ser ético é se preocupar com os outros e com a sociedade em que se vive colocando em prática a moral vigente. Isso não significa uma aceitação incondicional ou a impossibilidade da crítica aos valores ou ao status quo, mas indica que o sujeito ético procura se esforçar na busca da coesão social, construindo conceitos e práticas justas e democráticas.

Ter ética é uma questão de bom senso, saber que não se vive sozinho no mundo. Todas as nossas ações estão interligadas em uma rede ampla e interdependente. É preciso saber qual é o nosso papel no mundo, procurando praticar ações que enobreçam a vida em sociedade e não a destruam, como diria Kant, praticando ações em relação ao outro, da mesma forma que gostaríamos que o outro praticasse em relação a nós mesmos, tendo a consciência que isto é uma questão de bom convívio.

A falta de ética significa o desprezo pela vida social, pelas amizades, pela família e pelo progresso geral da humanidade. As consequências desta atitude só poderiam ser o caos e a destruição completa. Não é a simples escolha entre o bem e o mal, mas é a escolha entre a existência ou a degenerescência, é a escolha entre o ser e o nada.

Enfrentamos um desafio gigantesco em nossos dias onde a falta de ética, senso moral e consciência moral nos levam a uma crise social. Dizemos que um ato é corrupto não apenas porque retirou dinheiro público ou prejudicou alguém, mas porque esse ato corroeu uma parte da sociedade que demorará anos para se recompor e talvez não se recomponha. Os desafios do “ser ético” estão aí, prontos para serem enfrentados e colocados em prática, o trabalho é árduo, mas necessário se queremos construir uma sociedade digna, justa e democrática.