"Caneladas"

Em uma reflexão mais profunda, apurada, há uma relevância histórica no comportamento do nosso presidente Jair Bolsonaro; muito mais que o rótulo simplório, "caneladas"; É o resgate da sinceridade,da coerência, do 'ser' de verdade... Diferente da demagogia dissimulada que conduziu o país a um "mundo" irreal, ilusório.

Há décadas, a hipocrisia, a falsidade reina e vem promovendo vitimismos, inversão de valores, onde ser direto e positivo assusta, causa espanto; As pessoas perderam a noção do quanto é imensurável... os benefícios da verdade, da virtude ética e da justiça. O conceito "ser justo" perdeu o sentindo, não é mais a harmonia entre: o direito e o dever, entre: a "bondade" e a coerência com um fim determinado; Cabe-nos a escolha de sermos justos e não "bom´zinhos".

"Ser bom é fácil, difícil é ser justo". (V. Hugo).

Parafraseando: Hilda Stein.

"(...) Um pai justo, não é aquele que tudo permite a seu filho, mas sim, aquele que exige, cobra o retorno do potencial que este possui... o preparando para a vida..."

É o equilíbrio entre o SIM e o NÃO.

A esquerda, com uma demagogia farsante, procurou agradar, buscando a simpatia de todos e isso, criou um vício social ilusório, moral e até mesmo intelectual; Ser coerente, justo... corre-se o risco de ser denominado carrasco por muitos. A mentalidade imoral, sem princípios... de comunistas inescrupulosos, onde, para se alcançar o poder, "se faz o diabo", (o que justifica o rotulo: "esquerdopatas") nos tornaram a todos e, eu me incluo, em seres vituperáveis: imperfeitos, seres defeituoso, merecedor e/ou, c/ poder de ofender a honra, a dignidade de quem quer que seja. O respeito, passou a ser apenas uma temática a ser abordado em puteiros; ou seja, sem nenhum exemplo pragmático.

- Para Platão ...Em teoria das formas:

"Havia um mundo perfeito e um mundo ilusório, o terreno. Para ele, somente o bem é real; o mal é ilusório. Nesse caso, o vício, entendido como mal, não tem consistência própria. Ele é simplesmente a ausência da virtude".

- Aristóteles:

"as virtudes e os vícios são mediedade. A virtude é a média justa e os vícios são excessos, Os vícios são os extremos opostos. Por exemplo, a abstinência e a intemperança diante da moderação, a covardia e a temeridade diante da coragem.

- Spinoza:

"A virtude é a causa principal de nossos pensamentos, sentimentos e ações. O vício, por sua vez, é submissão as paixões. O vício é deixar-se governar pelas causas externas, submeter-se, tornar-se submisso. O vício não é um mal, mas fraqueza".

´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´´José Carlos Oliveira.

Ps:

Não confunda: sinceridade com grosseria. Por favor.