Adultos de poucos amigos

Certo dia na minha infância eu questionei nos pensamentos o porquê os adultos não tinham muitos amigos. Eu observava os meus tutores e demais adultos e não os via falando que iria visitar um amigo, e quando acontecia era de tamanha estranheza por ser tão raro. Na adolescência comecei a entender, mas não com clareza; eu tentava resumir tudo na questão do tempo: - eles não têm tempo, vivem ocupados.

Ainda na adolescência passei a frequentar mais vezes a Igreja e comecei a observar outros adultos que vão além dos meus familiares. E percebi que quase tudo aquilo que estava no livro sagrado não era respeitado. A corte dos julgamentos; não julgarás, mas julgavam; queriam que eu julgasse quem se veste “estranho”, tatuados, homossexuais, umbandistas, candomblecistas, enfim, todos aqueles que eram considerados “diferentes”. No início consegui seguir essa linha de pensamento, mas a verdade que eu nunca me senti parte daquilo e passei a seguir Jesus sem uma religião.

Por muito tempo pensei que os julgamentos faziam parte daquele grupo religioso mas não é, o preconceito, discriminação e a necessidade de se sentir superior ao outro faz parte da nossa condição humana. Quantas vezes eu ouvi pessoas acharem que Rock é superior ao pagode ou debochar do Funk Carioca, muitas vezes; e infelizmente eu já fui uma dessas pessoas por diversas vezes.

A verdade é que o nosso pior inimigo é o nosso próprio espelho, e quando nos deparamos com alguém que não gostamos há nessa pessoa a nossa outra face que queremos negar e esconder. E hoje a minha conclusão de não termos tantos amigos como antigamente é exatamente essa briga de quem é o superior, o mais inteligente e a não aceitação de quem pensa diferente e seja diferente, e tudo isso afasta as pessoas.

Ainda há muito para evoluir e sei que temos uma limitação existem coisas que não conseguimos evitar por mais que queiramos, mas podemos controlar. Como de costume continuarei a observar, e daqui mais três décadas voltarei a escrever sobre esse assunto se assim Deus permitir.