Caminhos

Nossas vidas são caminhos, avenidas com milhares de bifurcações, e quando nascemos somos postos nestas avenidas e escolhemos quais deles tomar. conforme vamos caminhando, vamos encontrando novas e novas bifurcações, num ciclo que se envelhece junto a nós, caminhantes, de forma a escolhemos quais deles vamos ou não vamos entrar. Certo é que diante de tantas rotas que nos é oferecido constantemente, corremos riscos de não pegar o melhor caminho; o chamado caminho da felicidade, se é que ele existe! Uma vez que sempre se terá novas e novas opções, há de se acreditar que alguns trechos são felizes, mas trechos não é caminho todo, apenas parte dele.

É exatamente nesses vai e vem de cruzamentos e rotas que encontramos e distanciamos de pessoas, fazemos amizades, namoramos e até formamos famílias. São nestes caminhos que nos decepcionamos, sofremos e choramos; são nesses caminhos que nós nos realizamos, desafiamos o certo e o incerto, e também erramos, pecamos, vacilamos. São nesses caminhos que pagamos por fazermos más escolhas.

Diante de infinitas trajetórias as pessoas ou passarão por nós, ou nós por elas; dependendo do caminho que cada um se apoiarem. Algumas passarão por nós e farão escolhas semelhantes, e percorrerão longos caminhos juntos, farão histórias em nossas infâncias, marcarão nossa juventude, atingirão nossa velhice. São pessoas que conheceram o íntimo de nossas almas, se alegrarão e chorarão conosco, e então, após longos caminhos percorridos nos separamos. Elas são peças fundamentais em nossas histórias de vida, e quando partem viram estrelas que certamente irão clarear o curto caminho que nos restam.

Já outros, não farão histórias, não teremos longas lembranças, pois foram colocadas em nossos caminhos para deixar saudade... Elas surgem em nossas vidas participam de nossos sonhos, de etapas por um período de tempo, de repente desaparecem de nossas vidas, deixam um vazio, uma vácuo em nossas almas, essas não passaram em vão, vieram para nos ensinar, são anjos que mesmo em suas desnudas fraquezas permeiam nossas almas com perfumes, refrigerando o ímpeto nossas emoções, elas nos ensinam o valor da vida mesmo se sacrificando para isso. Elas serão levadas conosco em nossas estradas, mas em lembranças, que certamente interferirão em nossas escolhas. São especiais, e continuamente estarão conosco, mesmo após partirem. São pessoas que não cansaremos de lembrar e relembrar dos momentos das alegrias, do sorriso do detalhe mais simples. A elas estamparemos nosso amor mais aberto, nosso sorriso mais sincero, nosso olhar mais tênue e ao mesmo tempo nosso silencio. Quando elas partem levam parte de nós, dilaceram nossos corações e perdemos a bússola de nossa própria existência. Mas como são anjos, seu próprio espírito dá conta de curar, de nos limpar, de por dentro daqueles que ficaram a paz e certeza que haverá outras estradas em novas dimensões.

Já há aquelas surgem tão rápidos que parecem um flash, um raio, apenas nos encontram em cruzamentos de nossas vidas, mas com tamanha frequência que até acabamos tendo um certo carinho por elas, agente ri e chora com gracejos e recordações instantâneas, elas aparecem para lembrar-nos que não estamos sozinhos e não somos os únicos na estrada que escolhemos. Elas passam tão por nós deixando reflexões e lições tão diferentes umas das outras que na verdade são responsáveis por grande parte do que somos, elas influenciam-nos e agem intrinsecamente em nossas escolhas e em nosso subconsciente a partir dos exemplos.

Não podemos esquecer daqueles que aparecerão apenas uma única vez, são pessoas de pouco contato, de pouca expressão e que muito pouco interferirá em nossa existência, mas são importantes, pois milhares delas movimentarão os caminhos que por hora estaremos caminhando.

De tudo o mais importante, não é o caminho, mas o jeito de caminhar, não são as pessoas, mas a forma de trata-las. O caminho está aí. Segui-lo é nossa trajetória, obrigatoriedade de todos, até parados estaremos percorrendo algum caminho, então faça-o com o coração com a alma, faça a escolha consultando o arquiteto do universo para que haja em nós orgulho de vivermos. Em caminhos de encontros e desencontros, faça seu melhor para o outro, não se cobre por aquilo que não consegue interferir, se em tudo seus passos forem curtos demais para ajudar, apenas ame; ame com a alma, e todas as estradas se unirão num caminho singular à liberdade de ser.

Paulo Sergio Barbosa
Enviado por Paulo Sergio Barbosa em 05/08/2019
Código do texto: T6713079
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.