METAMORFOSE AMBULANTE

Sim, é um texto em primeira pessoa. E, não, eu não preciso ter opinião formada sobre tudo. E nem por isso sou uma “maria vai com as outras”, não é definitivamente uma forma mais “confortável” de agir, ou simplesmente decidi ficar em cima de um muro. Na verdade, acho muito mais inteligente poder transitar de um lado para o outro, sem nem me importar se existe um muro. Na adolescência eu não era assim, colecionava camisetas escuras com frases feitas. Mas uma das coisas que a maturidade me trouxe foi a sapiência de buscar compreender visões totalmente divergentes sobre a maioria dos assuntos. E sabe o que é o mais legal nisso? Eu não preciso me enquadrar em um só paradigma e posso perceber o mundo de uma forma muito mais sistêmica, ampla e completa.

O único inconveniente desse posicionamento é a insatisfação das pessoas quando me perguntam sobre um assunto que divide pontos de vista. Quando eu digo “eu não sei dizer”, “eu não posso provar”, “não estou totalmente certa disso”, “não existe só esse caminho” ou, a pior de todas, “eu não tenho um conceito formado sobre isso”, as pessoas reagem imediatamente “como pode, logo você, uma formadora de opinião”?

Para quem me conhece sabe que eu não sou uma pessoa nem um pouco linear e nem ao menos quero morrer Gabriela. Quero continuar acordando todas as manhãs amando ou odiando a cor azul, dependendo do meu estado de espírito. Quero poder calçar um salto 15 ou um tênis rocker com spikes simplesmente porque estou com vontade. Quero poder mudar de cor e de penteado a cada ciclo hormonal. Quero poder seguir um filósofo intelectual com diversos títulos honoris causa ou uma blogueira tatuada superespecialista em esmaltes nudes. E acho mesmo muito chato chegar a um objetivo num instante.

Eu quero poder escutar qualquer estilo de música, Funk ou Beethoven, contando que me cause alguma emoção. Quero saber sobre deuses, sobre o diabo, sobre os kardecistas e entender também a visão do ateu. Eu quero poder refletir com quem fuma maconha e com quem já fez um aborto; apreender a visão do moralista, dos veganos e também dos carnívoros. Ouvir quem quer provar que a terra é plana e ler sobre a percepção do astronauta que a viu redonda. Quero assimilar o que faz vibrar os corações dos torcedores, independente do time, e compartilhar da obsessão dos eleitores, independente dos partidos.

Se eu estou errada, eu não sei. Eu só quero ter a liberdade de dizer agora o oposto do que eu disse antes.

E esteja preparado: Se hoje eu te odeio amanhã posso lhe ter muito amor, porque eu sou dessas.

[Salve Raul]

[Nívea Almeida, 13.09.2017]