NECESSITO SABER

Por que luta contra você?

- Porque estou condenado a mim mesmo.

Por que luta a favor de você?

- Porque preciso me defender.

Por que sonhar com o futuro?

- Porque ele é inevitável.

Por que esquecer o passado?

- Porque ele machuca muito.

Por que continua a lembrá-lo?

- Porque não consigo esquecer.

Por que escreve poesias?

- Para desafogar os demônios.

Por que não os deixa morrer?

- Porque preciso deles.

Por que acredita em tudo que lhe apraz?

- Porque se eu não acreditar, o que me restará?

Por que acha que não restará nada? Por que não a família?

- Porque não me interessa o amor da família.

Por quê?

- Porque não a amo da forma que espera que eu ame.

Por que está tão certo disso?

- Porque vejo todos amando e honrando os seus familiares, enquanto eu não honro nem sequer a mim mesmo.

Por que não o faz?

- Porque não consigo controlar meus sentimentos.

Por que para você isso é algo ruim?

- Porque tento acreditar que a razão é a melhor saída dos problemas.

Por que não acredita que de fato é?

- Porque das vezes que acreditei, eu acabei cedendo facilmente.

Agora eu entendo o porquê.

- Por quê?

Porque você está preso no passado, está desligado do presente e não quer reconhecer o seu futuro.

- Não seria algo tão esperado ouvir isso de alguém? Por que me disse isso?

É esperado porque está nas frases de amor, nas séries de televisão, na conversa das pessoas aleatórias, nas revistas, jornais etc.

- Sabe por que tudo isso? Eu tenho dúvida se de fato a verdade que me dizem é real. Ou é tudo uma invenção para controlar a sociedade. E porque eu não sei se devo acreditar, pois tenho medo de saber. Eu não sei nem se existe realidade. E tenho medo de descobrir que existe da pior forma: a morte.

Por que está falando tantas bobagens?

- Bobagem é eu guardar toda essa história que armazenei dentro de mim durante anos. Porém, agora, qual o próximo passo?

O próximo passo é você deixar de enlouquecer e seguir o seu caminho.

- Qual caminho? Para onde? Eu queria que essas perguntas fossem reais. Mas são tão misteriosas e sensíveis quanto saber qual a sua banda musical favorita.

O que te faz se sentir livre?

- Eis uma boa pergunta. Eu não me sinto livre nunca. Até porque a liberdade é tão inalcançável quanto o amor verdadeiro. Há uma linha tênue, que gosto de chamar de dúvida. Porque quando todas as outras coisas se forem, essa ainda resta por dela mesma se poder duvidar. E ainda que eu duvide disso, eu não tenho certeza a qual caminho quero chegar.