Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Paka e Etá

Num dia normal fui conhecer Paquetá, que linda ilha, logo pensei, ao ver da barca flutuante a baía de Guanabara e o horizonte verde com uma pitada de algumas casas. O verde que restou depois da desumanidade, a mesma que habita, a mesma que é turista, a mesma que diz que ama, a mesma que desmata e faz 7% ser tudo que nós tem.
São Roque, Castelo, Covanca, Costallat, Pedreiras, Paineiras, Vigário, Veloso e Cruz.
   Nove morros que formam a terra do oito, onde pus meus pés cheios de rugas pela primeira vez em aquele quente mês. A história veio voando pela flecha do passado e atingiu-me o peito como a flecha dos meus antepassados.
   Caminhei pela rua, não reconheci ninguém, dizia alguém de fora que eu ia pra casa, mas sem tinta no rosto e com roupa de gente. Que gente era essa que não é Temiminós, muito menos Tupinambás?
   Europeu Abaçaí, pra que veio pra cá? Cada canto meu do Brasil tu quis e veio me tirar.
Amuara Paka e Etá, minha de volta será.
Enquanto isso sento na Praia da Moreninha com o rosto lameado da tinta preta e vermelha, o olhar avista o infinito e a voz de minha biza, pobre velhinha, volta a ecoar, contando as histórias antigas de como nossa família fez parte de Paquetá.

— Duas semanas depois de Paquetá.

Glossário:
Abaçaí: Espírito maligno perseguidor de índios.
Amuara: algum dia.
Paka: Pacas.
Etá: Muitos.
LollaHJensen
Enviado por LollaHJensen em 17/08/2019
Código do texto: T6722133
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Você deve citar autoria de LollaHJensen e o IG: @lollahjensen.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
LollaHJensen
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 20 anos
16 textos (290 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/11/19 00:54)
LollaHJensen