LOGOSOFIA...COM OU SEM SOPHIA?

A racionalidade é um poderoso componente da estrutura dos Seres Humanos, e dela eles se utilizam para construir os seus conhecimentos racionais, sintetizados no “Logus”, de onde deriva a lógica que procuramos nas nossas circunstâncias.

O educador humanista argentino, Carlos Bernardo Pecotche (1903-1963) foi o fundador da Escola da Logosofia, desenvolvendo um método de ensino que busca oferecer ferramentas de ordem prática e conceitual para obter o autoaperfeiçoamento, por meio de um processo de evolução consciente que deve conduzir ao conhecimento de si próprio.

A palavra Sofia (preferimos Sophia do grego) não é apropriada para o objetivo de Pecotche, uma vez que a Sabedoria, sinônimo de Sophia, é inalcançável pelo Ser Humano, conforme se pode observar, de forma irrefutável, pelo simples exame da história da Humanidade, seja no passado ou no presente, e facilmente dedutível quanto ao futuro. Assim, há uma inescapável incompatibilidade intrínseca entre o Logus – o conhecimento racional – e Sophia – a Sabedoria. É impossível associá-los, pois ambos se excluem reciprocamente.

Tendo em vista o seu objetivo, o nome correto e adequado para essa escola seria Logociência, ou seja, o conhecimento consciente do próprio conhecimento, quando esse conhecimento deveria ser incorporado nas atitudes e nas ações dos indivíduos. Na prática, essa incorporação ocorre de forma espontânea, desde que o conhecimento obtido não contrarie os interesses desses indivíduos, pois Inexoravelmente, prevalece o desejo pelo poder físico e financeiro, onde a força bruta e o dinheiro são os fundamentais e legítimos comandantes de todas as operações.

A Sabedoria somente pode ser alcançada, como concessão, através de uma profunda evolução espiritual, acessível a uma minoria, que praticamente, permanecerá isolada no meio da multidão, falando uma língua incompreensível, ou inadmissível, como por exemplo, falavam os Profetas, Apóstolos e o próprio Cristo. Aliás, Sophia é a Esposa de Deus, e claro, a Mãe de Jesus Cristo. Essa Família é muito comentada pelos Seres Humanos, e eles fizeram uma adaptação dos seus Três componentes com os seus interesses pelo poder político e financeiro, obtendo a colaboração de milhões de contribuintes, que lhes conferem a satisfação desses seus verdadeiros objetivos.

No site da Logosofia, eles oferecem vários livros “grátis” para o download, mas ao acessar a sua obtenção, vem a exigência do seu cadastro... Primeiro o interesse, depois o conhecimento, para que o conhecimento satisfaça o interesse... Logo, Sophia ali não está.

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 17/08/2019
Código do texto: T6722656
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.