Frases idiotas

Neste mês de setembro, conhecido como o mês de prevenção ao suicídio, vale pensarmos em algumas frases idiotas que as pessoas costumam dizer a quem está angustiado ou muito deprimido:

1- Isso é falta de Deus- então, por que tantas pessoas que vivem orando, buscando a Deus e têm tanta fé são deprimidas e cometem suicídio?

2- Isso é falta do que fazer- houve até um membro do Recanto que falou que quem tivesse uma privada para limpar ou chão para varrer não poderia sofrer depressão. O padre Marcelo Rossi até falou que depressão era algo que se resolvia com uma boa enxada para carpir. Bem,ele próprio, ao ser atacado por essa terrível doença, viu logo que nada tem a ver com frescura ou falta do que fazer e, sendo padre, também concluiu que não é por falta de buscar a Deus que se tem depressão.

3- Anime-se que isso passa-como se a pessoa estivesse deprimida ou triste porque quer e se animar fosse apenas questão de vontade, não é?

4- Como você pode estar com depressão tendo uma vida tão boa? - não dá para entender depressão. Quantas pessoas aparentemente tão bem-resolvidas não têm depressão e tentam suicídio?

5- Há pessoas sofrendo mais - sim, há. Só que cada pessoa tem seu próprio sofrimento e é inútil compararmos o nosso ao dos outros. Sempre haverá quem sofra mais ou menos do que a gente. Nada podemos fazer senão lidarmos com nossos problemas e ser solidários com os que também sofrem. Mas sem ficar nos comparando com os demais. É inútil e não fará com que nos sintamos melhor.

6- Na sua idade, você está assim? - quando somos adolescentes, os adultos parecem achar que não nos importamos com nada e que não sofremos, pois não trabalhamos nem pagamos conta. Acontece que depressão e angústia atingem qualquer faixa etária. Crianças também têm depressão e chamar o sofrimento dos jovens de "coisas da idade" é insensível. Basta vermos como aumentou o número de suicídios entre adolescentes e crianças. E o bullying é uma das principais causas.

Enfim, é difícil mesmo aconselhar quem está sofrendo. Então, se não tivermos nada melhor a dizer, melhor que apenas ouçamos e mostremos àquela pessoa que estamos do lado dela.