Agora é MASSA!: que política desejamos?

Um grupo de ativistas sociais resolveram juntar as forças para pensar e agir sobre os meandros da vida política na cidade de Santo André. Esse coletivo iniciou suas provocações e junto delas, uma identidade que a princípio foi nomeada B.A.ST.A (Bancada Ativista de Santo André), inspirados na Bancada Atividade de São Paulo.

Na quarta reunião do grupo, entre os diversos pontos de pauta, circulou a necessidade de substituir o termo "basta!" pelo fato dele remeter a grupos reacionários e conservadores. O coletivo tem claro que a postura conservadora na política mantém privilégios, silencia a voz do povo e não tem compromisso com a justiça. Negando esse velho jeito de fazer política, o grupo repensou a nomenclatura perguntando qual nome lhe seria representativo. Depois de um longo exercício coletivo, em que todos foram ouvidos e considerados em suas opiniões, o grupo decidiu pelo termo MASSA! Diversas questões circundaram o novo nome: "E se fizerem a leitura que somos massa de manobra?", "Massa remete a gíria, o que poderiam pensar?", por outro lado, a defesa do novo nome foi ganhando corpo e marcando a identidade do grupo: "Massa é a maioria e é essa maioria que precisa ocupar o poder", "MASSA é também uma sigla que significa Movimento de Ativistas Sociais de Santo André, somos massa ativa e não manobra!", "Precisamos massificar a política e o poder, portanto, MASSA nos representa", "Massa não significa povo? E não é o povo que precisa estar lá?". Foram diversos os questionamentos, as idas e vindas e a constante problematização sobre o termo, até que todos acordaram pelo nome MASSA! com ponto de exclamação no final, reafirmando o ativismo como ponto central nesta forma de viver e conceber a política.