SABEDORIA PARA OS QUE NÃO SÃO

Os seres humanos transportam nas suas essências, implicitamente, a vontade de conhecer e a de saber (conhecimento e sabedoria), a partir do momento em que, na sua jornada evolutiva, eles deixam para trás o estágio primitivo (Adão dormindo), e ingressam no estágio fora do “paraíso” (Adão acordado), alcançando a posse do seu intelecto, e da sua capacidade de raciocinar.

Na longa jornada da sua evolução, usando o seu raciocínio, os seres humanos adquirem uma impressionante variedade de conhecimentos, que se desenvolvem progressivamente e em escala geométrica, portanto numa velocidade cada vez maior, como podemos constatar na realidade. Mas, a evolução torna-se complicada quando se trata da sabedoria, que é a forma de utilização dos conhecimentos alcançados. Por exemplo, o avião é um magnífico e útil meio de transporte, e também um magnífico e útil equipamento para lançar bombas atômicas, assim como os navios. Examinando a história da Humanidade, veremos que o cenário mais amplo, nos mostra a riqueza dos conhecimentos e a miséria da sabedoria. Isso tudo no âmbito da racionalidade.

Com a mesma capacidade de raciocinar, onde se desenvolvem as ideias, os seres humanos invadem o terreno das abstrações, que transcendem os espaços substanciais, suscitando as mais complexas reflexões relativas à existência de tudo o que os rodeia e sobre a sua própria existência, incluindo a imperceptível noção dos objetivos de toda essa complexidade. Nesse compartimento existencial, navega o espírito dos seres humanos, que explora até as profundezas universais, insistindo na obtenção de respostas que satisfaçam as suas inquietações. Muitos desistem dessa exploração e se acomodam na aceitação das impossibilidades, outros se rebelam e vociferam as mais agressivas blasfêmias contra o que acreditam que não existe (blasfêmias ao vento), mas uma minoria, curiosamente sempre a mais humilde, encontra o que todos procuram. Eis por que:

I Coríntios 1;19 a 21 – Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e anularei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o instruído? Onde está o questionador desta era? Por acaso Deus não tornou absurda a lógica deste mundo? Visto que, na sabedoria de Deus, o mundo, por sua própria sabedoria não o conheceu, foi do agrado de Deus salvar os que creem por meio do absurdo da pregação.

I Coríntios 1;26 a 31 – Irmãos, observai o vosso chamado. Não foram chamados muitos sábios, segundo critérios humanos, nem muitos poderosos nem muitos nobres. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas absurdas do mundo para envergonhar os sábios; e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar os fortes. Ele escolheu as coisas insignificantes do mundo, as desprezadas e as que não são para reduzir a nada as que são, para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus. Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós sabedoria da parte de Deus, justiça, santificação e redenção, a fim de que, como está escrito: Quem se gloriar, glorie-se no Senhor.

Assim, não por acaso, o Sapateiro alemão Jacob Boehme (1575-1624) foi transformado no maior Teósofo da face da terra, e também não por acaso, poucos conhecem as suas obras. Vejamos:

Em português: A Aurora Nascente / A Sabedoria Divina / A Revelação do Grande Mistério / Os Três Princípios da Essência Divina / Quarenta Questões Sobre a Alma / A Chave / A Encarnação de Jesus Cristo / As Confissões / Diálogo Entre Uma Alma Iluminada e Outra Em Busca da Iluminação / A Vida Supra Sensível / O Caminho Para Cristo.

Para os que não desistiram do “banquete” aí está a “carta do cardápio”. Bom apetite!

Edgar Alexandroni
Enviado por Edgar Alexandroni em 09/09/2019
Código do texto: T6740837
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.