Sim ou não?

A educação é um direito de todos, mas não é para todos. Ué, estranha essa afirmação. Pode ser, mas a realidade parece apontar para essa "verdade" que vivenciamos. O Estado deve ofertar a todos espaço e vagas (Constituição Federal), mas há pessoas que não querem estudar. Razões podem ser as mais diversas para agirem desse modo. E o que tem ocorrido? Ah, os pais são obrigados, por força da lei, matricular os seus filhos, pois se assim não o fizerem, incorrem em crime (ABANDONO INTELECTUAL) e assim, os que não "querem" estudar ficam na sala ou na unidade escolar apenas para atrapalhar os que vão para estudar. Logo, movido por razões talvez não muito acertadas, acho que estudar deve ser uma escolha de cada cidadão. Ia esquecendo: o ponto a que me refiro é para pessoas mais ou menos depois dos 14 anos, por aí. Leiamos: "Professor, eu não sei mais o que fazer." Ainda: "Só se eu matar." Outros: "Tem tudo, mas não quer nada." Precisa dizer de quem são as possíveis falas? Clareando: "Olha, eu dou é graças a Deus quando vai para a escola. Eu tenho sossego em casa." Posso indagar? Posso? Que bom!

O que pode ser feito com esse aluno?

Que modelo de educação é esse no qual o aluno é obrigado a ir estudar?

Depois de alguns anos de estrada, sabe, eu não digo que perdi a esperança, mas que a motivação está se esvaindo, não duvide, infelizmente parece uma lamparina com pouco querosene, quase apagando. É urgente que alguma coisa seja feita. O quê? Eu, com toda a minha ignorância, ainda não sei.

ERALDO CUNHA
Enviado por ERALDO CUNHA em 12/09/2019
Código do texto: T6743732
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.