O mundo é cruel com os gordos

Sim, o mundo é cruel com os gordos. As pessoas sempre agem como se a gordura alheia as ofendesse. Ficam a apontar, criticar, ridicularizar e fazer todos os tipos de comentários maldosos contra os que não têm a silhueta esbelta. Ser gordo é só pensar em comer, é não ter força de vontade, ser sedentário, preguiçoso e todos os outros tipos de defeitos possíveis. Engraçado que ninguém diz nem ao fumante mais inveterado que ele só pensa em fumar. Mas com certeza muitos gordos já ouviram:"Você só pensa em comer." E deveríamos fazer a essas pessoas tão delicadas uma pequena pergunta: "Você está dentro da mente de uma pessoa para saber no que ela pensa? E todo gordo trabalha, estuda, tem família, tem sonhos, preocupações. Como uma pessoa pode fazer tudo isso se a mente dela só está voltada para comer, não é?"

Na verdade, a própria sociedade que critica os gordos cria a obesidade. Quantas campanhas publicitárias não nos bombardeiam com imagens tentadoras de sorvetes, hambúrgueres, tortas? Aqui e ali, vemos em padarias ou outros estabelecimentos comerciais vitrines cheias de tortas para lá de tentadoras. E, quando vamos aos mercados, podemos ver bem que próximos às caixas eletrônicas, encontram-se pacotes de balas, salgadinhos e amendoins. Estarão lá por acaso? Claro que não. Estão lá para que sejamos induzidos a comprar. Na nossa sociedade, comer é associado ao prazer imediato, à satisfação dos sentidos. Antes, tínhamos que procurar nossa comida. Hoje, basta abrirmos a geladeira e podemos preparar um sanduíche ou tomar um suco. Embora não gostemos de ter tendência a engordar, foi o que nos permitiu sobreviver. Hoje, isso pode nos matar de enfarte, AVC, colesterol alto ou diabetes.

Comer é uma causa ou consequência da depressão e sabemos bem que pessoas ansiosas tendem a comer muito. Porém, pensa-se que a pessoa come muito por falta de força de vontade. Ninguém entende que o gordo não é um sem vergonha apenas regido pelos instintos. E haja retratar quem é gordo como uma figura grotesca, comparando-o a animais como elefante, porco, baleia. hipopótamo ou retratando-o como alguém asqueroso, repulsivo e ridículo. Basta vermos o Brutus de Popeye, a Úrsula de A pequena sereia ou o Sargento Tainha em O recruta Zero.

O pior é vermos que o preconceito contra os gordos começa dentro da própria família. Há o caso de um pai que ridicularizava a filha e a chamava de porca e dizia que ela era um animal regido pelos instintos para comer. Porém, se examinarmos muitos casos em que as famílias criticam os filhos gordinhos, veremos geladeiras cheias de doces e refrigerantes. Então, é apenas falta de força de vontade?

Não é à toa que estamos vendo tanta gente infeliz, depressiva e desenvolvendo distúrbios alimentares. Está certo que ser gordo não é bom nem saudável. Mas isso é problema da pessoa e não dá a mais ninguém o direito a ridicularizá-la e patrulhar o que ela come.