Das relações interpessoais

As relações interpessoais são muito importantes para o ser humano. A partir dela podemos determinar como será nossa ligação ou vínculo com outras pessoas... a relação familiar, profissional, o relacionamento amoroso, entre outros. Freud, já dizia que isso é inato do homem. Concordo com tal afirmação pelo simples fato de sermos mamíferos, e termos a necessidade desse vinculo, essa ligação com o outro, que são ligados a questões do afeto.

Alimentar e evoluir essas relações, é também alimentar e evoluir uma troca. Partindo do principio que, apesar de sermos da mesma espécie, somos tão diferentes um do outro em muitos quesitos, que podemos ser chamados de maneira individual, de outro mundo, outro universo. Tudo isso a partir de nossos pensamentos e atitudes, ideias, perspectivas, influencias e visão sobre um assunto em comum com outras pessoas. O que é felicidade para um, pode não ser para o outro. O que é importante para você, pode não ser para mim.

Essa troca com o outro "universo", esse conhecimento do outro "mundo", se dá a partir de nossa relação intrapessoal, que seria na verdade nosso primeiro relacionamento, nossa primeira relação, a maneira como nos relacionamos com nós mesmos. Se estou bem dentro das minhas questões, seja elas resolvidas ou bem encaminhadas, a minha visão sobre o outro, sobre o que está a minha volta é diferente. Consigo ver mais, consigo ver por cima, sobre analise e não julgamento, sobre outros aspectos, sobre outras perspectivas que não seja somente a minha, sobre outro olhar que não seja somente o meu, outros parâmetros e etc.

A compreensão e o entendimento primeiramente sobre si, e depois sobre o outro, é fundamental para essa troca. Os ganhos podem ser fantásticos para sua experiência de vida e visão sobre coisas, na qual você talvez não tenha passado ainda ou sentido. Podemos não somente mudar a vida do outro, mas também a nossa, para melhor ou para pior. Por isso é importante termos a percepção do nosso atual momento, com isso podemos e influenciamos sim na vida do outro, diretamente ou indiretamente. Notamos que se não estivermos bem, podemos direcionar isso ao outro, ou até mesmo culpa-lo sobre o que estamos passando, pois desviar o foco é mais fácil do que tocar na ferida.

Sempre gostei de ouvir as pessoas, independente sobre o assunto, com preferência sobre as questões da natureza humana, seja ela uma dificuldade que estavam passando, seja expondo um sentimento. Por muitas vezes me coloquei naquela situação, ou passei por algo parecido, ou também me ajudou em questões futuras como exemplo.

A consciência e responsabilidade são grandes, da compreensão sobre as ideias do outro e principalmente no que se refere as suas emoções. A empatia, a percepção, em ouvir primeiramente o outro, pode superficialmente mostrar que você está ajudando apenas a pessoa, mas se você tiver a sensibilidade sobre essa relação, esse vinculo criado, a conexão e a ligação com o outro, você terá a certeza que o ganho não é somente pessoal ou individual, e sim coletivo.

Angelo Vintecinco
Enviado por Angelo Vintecinco em 29/09/2019
Código do texto: T6757143
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.