Daniel 10

Daniel 10

Uma das passagens mais lindas da Bíblia!

Daniel se prontifica a buscar a Deus!

Acredito que talvez ele não soubesse porquê o estava fazendo mas sentia que deveria fazê-lo, e atendeu ao sentimento de sua alma.

Então, se distanciando daquilo que o agradava, Daniel entra em um tempo, digamos, de consagração e propósito.

Durante este tempo Daniel se sentia triste, provavelmente porque a carne, proteína, rica em fonte de vitaminas lhe faltava, misturados a retirada dos prazeres comuns, ele prossegue no propósito durante três semanas. (v. 2)

Nesse tempo Daniel se priva de alguns prazeres gastronômicos, não se perfumava, ou, digamos, não estava priorizando sua aparência, vaidade, como um gesto de abnegação. (v. 3)

Aqui aprendo também que Daniel tem uma atitude contrária do que pregam doutrinas triunfalistas; de que devemos estar sempre bem, ou do que o mundo diz; de que devemos sempre buscar o prazer e somente daquilo que nos agrada.

Mas Daniel resolve sair um pouco do que é rotineiro afim de se entregar para uma busca, entrega maior...

Até a tristeza tem o seu propósito.

Acredito que os momentos de tristeza nos levam a profunda reflexão e dependência de Deus onde Ele deseja nos revelar coisas insondáveis (JR33; 3). Então não devemos temer a tristeza mas devemos usá-la como um meio de entrega e dependência de Deus procurando entender o que Deus deseja nos revelar através desse sentimento em nosso coração, situações ou o nosso próprio coração... (DT 8; 2)

Enfim, no meio da sua busca Deus visita Daniel. (v. 5)

Os que estavam com ele não podiam ver o que ele via, pois não se encontravam preparados para isto, e embora não vissem, sentiam que algo estava acontecendo no mundo espiritual a ponto de se sentirem aterrorizados e saírem dali.

Isso demonstra que Deus não tem filhos preferidos mas se revela àqueles que buscam de todo o coração! (v. 7)

Então o céu se abre para Daniel, que exausto pela fraqueza do corpo, e pelo peso da glória de Deus, cai ao chão.

O anjo toca-lhe e renova suas forças e lhe revela a batalha espiritual que se travou enquanto buscava a Deus. (v. 12)

Entendo que ás vezes passamos por longos períodos de silêncio de Deus, contudo, sem o sabermos, enquanto estamos buscando, o céu de bronze que parece não se abrir na verdade revela QUE HÁ UMA BATALHA OCORRENDO NAS REGIÕES CELESTES E DEVEMOS PERSISTIR E NÃO DESISTIR ATÉ A VITÓRIA CHEGAR.

Creio que a maior alegria que Daniel pode ter sentido em sua vida foi ouvir que ele era muito amado! (v. 12)

Saber que somos amado por Deus, ser amado no céu, saber que tem anjos lutando por nós na peleja é um dos maiores privilégios que nós temos como filhos!

A mensagem desse texto é para te dizer para não desistir! Não olhe para a tristeza porque ela vai passar, e Deus vai lhe revelar todo o propósito dessa situação! (v 14 em diante)

Você vai se alegrar de novo, vai cantar, adorar em regozijo! Só não se entregue neste momento, só entenda que você se encontra em um contexto de grande vitória e realização!

Que Deus te abençoe!!!