Obediência nunca deve ser submissão

Em seus primeiros anos de vida, os filhos devem obedecer aos pais. Porém, os pais também precisam estar conscientes de que têm a missão de preparar os filhos para que, um dia, eles aprendam a usar o próprio discernimento, decidir seus caminhos e assumir os riscos provenientes de ser responsáveis por seus destinos.

Obediência nunca deve ser submissão e os pais, mesmo quando os filhos são crianças, jamais deverão usar o argumento de que se deve ser obediente para tratá-los como seres sem vontade, impedindo-os de manifestar suas opiniões e de ter seus gostos pessoais. Necessita-se de limites para tudo. Assim como os pais não podem ceder a todos os gostos e caprichos infantis, não é certo que as crianças sejam obrigadas a fazer coisas das quais não gostam ou aguentar situações que as deixam desconfortáveis. Jamais se deve obrigar uma criança a usar determinado corte de cabelo, roupa ou a praticar uma atividade.

Também é errado proibir os filhos de fazer certas coisas. Meninas podem fazer karatê ou futebol e meninos podem fazer balé. É uma pena que certos pais, por causa de preconceitos, impeçam os seus filhos de realizar atividades que talvez os façam descobrir talentos e vocações.

Outra realidade bastante triste é haver pais que, mesmo quando os filhos já estão adultos, acham-se no direito de decidir suas vidas, interferir em seus relacionamentos e até pressioná-los a fazer um determinado curso universitário. Entendamos bem uma coisa simples: obrigar um filho a fazer um curso sob o pretexto de que "é o melhor para você" não é aconselhar ou guiar. É desrespeitar a individualidade de uma pessoa que, pela faixa etária, é quem tem que tomar suas próprias decisões. É tratá-lo como um incapaz. O que será de seu filho se você sempre decidir por ele, não querendo ouvi-lo ainda que ele lhe diga que está infeliz por você obrigá-lo a fazer algo contra sua vontade? Você além de impedi-lo de desenvolver autonomia e autoconfiança, está contribuindo para torná-lo um ser infeliz e frustrado. Deseja levar essa culpa para o túmulo?