A Nossa Parte -- nada além disso.

No ambiente de trabalho, na escola, na família etc., NÃO dá pra ficar pedindo desculpas, perdão, a toda hora. Porque não dá pra agradar a todo mundo -- como nem todo mundo nos pergunta se nos agrada ou não.

O que é necessário ser feito é mudança de atitudes. De lugar. Sentar longe -- se for o caso. A pessoa não nos agrada? Mas precisa de nós, como nós precisamos dela. Um do outro. Ajudemo-la. Independente de compatibilidade de interesses, certo? Não é religião, posicionamento político, etnia, time de futebol, o diabo, que separa as pessoas, e sim a falta de vontade em se por no lugar do outro e se esforçar por compreender o que há na vida dele que o impede de ser sempre sorrisos, abraços e beijos.

Quando a gente procura entender as angústias, os medos, os anseios, as dores do outro, a gente passa a compreender o porquê de tanta dificuldade em nos relacionarmos. "Calçar o sapato do outro", como se diz em inglês, é uma boa pedida.

Outra coisa: ambiente de trabalho não é Campo de Batalha. Independente de agradarmos uns aos outros, a mútua ajuda, a colaboração (co-laborar, ou seja, trabalhar em conjunto com os outros) é condição sine qua non a um ambiente que busca atender as necessidades mínimas de aquisição de resultados. Em outras palavras: quem produz, o faz independente de sol, chuva, ventania, tempestade. Produz, conduz e continuará assim até deixar esse mundo tão competitivo e injusto. Independente de deuses e diabos que habitam os corações humanos.

Gostou desse post? Repasse. Compartilhe. Vai que serve de palavra de ânimo para quem estiver precisando, né?