CORPO x CONSCIÊNCIA

Os prazeres e vícios da carne, frente ao homem, exercem a mesma força gravitacional de um buraco negro, frente à um fragmento de rocha espacial qualquer. Mas não deveria a conciência ser a senhora de seu corpo? A conciência por si só, seria apenas uma espectadora, olhando de seu camarote privilegiado. O corpo é o elo de interação entre ela e o mundo. Através desse elo, a conciência mergulha no emaranhado de sensações que o mundo exterior lhe oferece. E é aí que a mesma se permite ser subjugada pelas vontades e leviandades do corpo e torna-se, então, escrava de seu servo. A pobre consciência, não tão consciente assim, enbriaga-se e se lança aos devaneios da carne e isso lhe faz fugir completamente à perspectiva real e objetiva de sua existência. O peso da carne domina e monta a fluidez da consciência, como monta o homem em um animal.

Ser observador e, ao mesmo tempo, ser de si mesmo objeto de estudo, é um comportamento o qual deve o homem adotar para começar a libertar -se da dominação carnal. Buscar-se uma visão cósmica da realidade, e não apenas olhando para o horizonte, mas principalmente, voltando-se para si próprio, é uma necessidade da conciêcia para começar a entender o seu processo de interação com o mundo e suas consequências - prós e contras - e, só então, passar a tomar seu lugar de direito em sua hierarquia existencial.

(Claudiomar) 13/10/2019

Claudiomar
Enviado por Claudiomar em 13/10/2019
Reeditado em 13/10/2019
Código do texto: T6768125
Classificação de conteúdo: seguro