Respeito 


 
Algumas palavras têm suma importância no trato social como solidariedade, compaixão, empatia e respeito.

Respeito é a base de tudo. Do amor à guerra. Tudo passa pelo respeito. Nada se faz sem respeito.

Respeitar é aceitar as diferenças como elas são, sem usar a régua dos próprios conceitos “Eu posso discordar de ti, mas respeito o teu direito de discordar de mim” . Creio ser a síntese de tudo.

Sem respeito não há amizade verdadeira, não há relacionamentos amorosos, nem mesmo  afeição entre pais e filhos, pois sem respeito não há amor e sim medo. 

Respeitar os pais não é somente obedecer-lhes. É aceitar que eles são seres humanos e merecem ser felizes, que as escolhas que fizeram ou fazem, se certas ou erradas, não cabe a nós como filhos julgá-los.

Conheci um rapaz que passou anos sem falar com o pai. Um dia fez uma autoanálise e viu que se tornara exatamente o que mais abominou em seu pai.  Logo ele que tanto julgou as ações do pai.

Se alguém fez algo que consideramos errado, merece respeito, basta colocar-se no lugar do outro. Quem tem um pensamento, uma religião, a cor da pele, a nacionalidade, um corte de cabelo ou a sexualidade diferente da minha, não é meu inimigo nem pior que eu. Pode-se coexistir respeitando um ao outro.

Até quem nos faz algo de ruim merece respeito. Não sabemos a batalha individual que cada um trava. Estamos aqui para evoluir e cada um tem o seu tempo. Nem sempre devemos usurpar o poder do universo em realizar as mudanças no seu próprio tempo.

Quem tem fé, ótimo! Que a fé seja o guia. Mas quem não tem merece respeito. Quem disse que Deus quer obrigar alguém a ter fé? Ninguém é obrigado a acreditar no mesmo que se acredita. Se Deus é poderoso e criador de todas as coisas, nada ocorre sem sua permissão, portanto, a falta de fé é permissivo divino.

Ademais, se determinada conduta for crime, temos a lei para punir o transgressor. Porém, se a conduta do individuo não é crime, apenas alguns a consideram pecado, quem julga pecados é Deus. Quando alguém o faz em seu lugar usurpa-lhe o poder. Até hoje nunca vi a procuração divina que autoriza, quem quer que seja, a condenar seu próximo. Pelo contrário, o maior dos mandamentos é amar o próximo..

Deve-se respeitar o tempo de cada um. Não querer mudar a marteladas a vida das pessoas para se adequar àquilo que se pensa. Um dia o pêndulo da balança pode mudar.  

Não podemos achar que nosso mundo é  perfeito e tudo que nele não couber será defeito.
 
Respeitar é aceitar as diferenças como elas são. Vamos dar mais exemplos antes de criticar. Se respeita SENDO e valorizando o SER.