4 dias para o dia 18

A gente cresce errado. Ouve um monte de baboseiras sobre o que esperar da vida, e como cavalos com viseira seguimos rumo as frustrações que todas as gerações sustentaram por todos esses anos.

Uma parte de nós quer se libertar, é essa inquietude que se sente em mesas de bares e corredores silenciosos. São os gritos da revolução de pensamento que ecoam em nossas mentes ao deitarmos e não conseguirmos dormir. Está no nosso sangue, ele pulsa como um comando de guerra. A nossa própria guerra interna. E até percebermos pra quais caminhos ele nos leva, vamos nos sentindo incomodados.

Precisamos mudar nossas perspectivas, nossas esperanças. Os sonhos podem nos fazer voar, mas é preciso que os pés estejam na terra para que possamos realizá-los. O segredo de qualquer projeto são as bases sólidas, e quando mais alto, mais deve ter algo concreto pra sustentar.

Acho que tá na hora de acordar e perceber que a construção pra qualquer coisa depende de nós. Parar de esperar no outro.

E esperar sempre o outro. Alguém que não vai vir num cavalo branco resolver todos os nossos problemas, ninguém quer essa obrigação. Cada um já tem seus próprios dilemas pra cuidar e no mundo que estamos agora ter alguém que sabe segurar seu próprio peso conta muito.

Vamos ser sinceros, só o amor não basta. Outra ponderação: esqueça tudo o que já te falaram sobre o amor. Vai ter que construir sim, vai ter que fortificar, relevar, arrumar, mudar e repensar. Existem muitos pilares a se pensar: respeito, companheirismo, paciência, crescimento. Por que qualquer relacionamento é isso, crescimento. A gente veio pra aprender e a vida ensina, seja você querendo ou não.

Outra coisa, pessoas que acham que ser melancólico, banhado numa falsa sinceridade (minha filha, cuidado pra não ser só mal-educado), sem se importar com nada, achando tudo um tédio e que o mundo conspira contra a sua felicidade, esse tipo de pensamento não vai levar ninguém pra nenhum lugar. E não estou falando das pessoas que tem problemas sérios, que realmente sofrem ou estão doentes, estou falando da modinha que é ser diferente, com uma aura negra exalando "misteriosidade", mas que na verdade não é nada disso. É muito mais comum ver alguém que tem tudo reclamando, do que alguém que passa por sérias dificuldades. E digo isso com propriedade, por que já fui muito disso. Porque? Por que dá ibope, a gente arranja meios pra chamar atenção e a grama do vizinho é sempre mais verde. Até que um dia não é mais suficiente e você precisa pensar, a vida te ensina a pensar e dá uns tapas na cara com luva de pelica.

Nunca me esqueço de duas frases que impactaram muito na minha vida. A primeira é "O valor de uma coisa está no quanto de tempo você coloca para obtê-la" e a segunda "O que você faz do seus dias é como você está gastando a sua vida". Tudo muito pessoal, mas acho que você deve se agarrar a vida com todas as suas forças, a tudo que ela representa. As cores, a música, a poesia, aos momentos de eternidade que você tem diante dos seus dedos todos os dias, aqueles por quem vale a pena lutar e amar. Acima de tudo amar. Mas desvincular esse amor com todo o peso que ele vem carregando nesses anos todos.

E viver, sabe? Viver realmente e aproveitar cada respiração, mas sem se cobrar por isso, por que se não a atenção se disperça e você só pensa "será que eu tô vivendo agora? " e não é esse o objeto. Autoconhecimento é super importante, mas não leia todos os livros do mundo esperando milagres na sua vida, por que como eu disse antes, a mudança só acontece se você levantar da sua zoninha de conforto e for buscar aquilo que quer.

E por fim, seja fiel as suas convicções. Você precisa ter elas bem definidas, por que no fim são elas que regem quem você é. Alguém com convicções fracas é totalmente manipulável. Não é ser teimoso, ou nunca mudar de opinião. Mas sim refletir sobre o que você acredita e quer que norteie a sua vida. Isso vai ser muito importante.

Esse texto não é pregação de moral, é muito pra mim ler também. Pra quando eu estiver fraca e caindo na zona de lamentação essa parte de quem eu já estou me tornando vir me ajudar a levantar. Essa é a última parte: faça as pazes consigo mesmo e aprenda a se amar e a cultivar a amizade da pessoa que, com toda certeza, irá te acompanhar por toda a sua existência: Você mesmo.

Thais Piccolo
Enviado por Thais Piccolo em 14/10/2019
Reeditado em 14/10/2019
Código do texto: T6769752
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.