Instrutor

QUAL É O PAPEL DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO EM CFC’S (AUTOESCOLA)

Procedendo uma breve pesquisa junto ao "Dr. Google", sobre este tema, verifiquei o seguinte, no "Blog SINTRAUTO":

"O instrutor de trânsito tem um papel importantíssimo na formação de novos condutores, adição de categoria, condutores em renovação e/ou requalificação da CNH, tanto em relação à aprendizagem de questões teóricas quanto em relação ao modo correto e seguro de conduzir o veículo.

O QUE FAZ UM INSTRUTOR DE TRÂNSITO?

O instrutor de trânsito trabalha diretamente com a aprendizagem de novos condutores. Ele possui função de execução do ensino, ou seja, atua como um educador, havendo, de forma geral, duas grandes áreas onde o instrutor de trânsito, também chamado de instrutor de direção veicular, atua:

PRIMEIRA - aulas teóricas (legislação, primeiros socorros, direção defensiva, conhecimentos básicos de veículo, meio ambiente e cidadania) aplicadas na formação de novos condutores, condutores em renovação da CNH, e requalificação da CNH (reciclagem), também monitora as aulas em simuladores.

SEGUNDA - aulas práticas de direção, neste caso, o instrutor atua ensinando o condutor a dirigir e como agir no trânsito em preparação ao momento de realização de avaliação prática em vias públicas, quanto à habilidade e domínio do veículo".

_____

Um instrutor que se preze deve estar, constantemente, atualizando os conhecimentos, a fim de que possa cumprir bem o papel dele na formação dos novos condutores. Para esse fim, faz-se necessária uma entrega por parte do profissional, o qual deve atuar sob normas legais e desprender tempo e até recursos financeiros na busca de uma melhor performance, e, talvez o mais importante, dar-se como exemplo, esforçando-se para praticar todo o conteúdo ministrado aos alunos.

Hoje, por ocasião do CAFÉ COM FÉ, refletindo a respeito dessas coisas, veio-me a Palavra do Senhor:

"INSTRUA a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele". (Provérbios 22:6).

Trata-se de uma Palavra com a promessa de que, se os Pais e/ou Responsáveis instruírem a criança conforme DEUS orienta, ela, na velhice, permanecerá sob a instrução recebida.

Vejo que, como pais e/ou responsáveis, é de nossa responsabilidade ser INSTRUTORES das nossas crianças e, para que cumpramos bem o nosso papel, precisamos conhecer muito bem o conteúdo a ser ministrado nos corações delas.

Inclusive, mais que conhecer, temos de seguir junto delas no decorrer do processo de ensino. Não basta apontar o caminho e permanecer inertes, à margem dele. De antemão, é preciso que sejamos instruídos para que possamos instruir. Há necessidade de uma entrega nesse sentido, com investimento de tempo e, também, de recursos financeiros, a fim de que sejamos bem sucedidos ao final. Ou seja, para que INSTRUAMOS as nossas crianças ACERCA DO CAMINHO EM QUE DEVEM ANDAR, necessário é que nos debrucemos em ESTUDOS SOBRE O CAMINHO; temos de conhecê-lo em todas as nuances, dissecá-lo, temos de pisá-lo e andar por ele, praticá-lo, dando-nos por exemplo.

O SENHOR JESUS é o Caminho e sob nós - INSTRUTORES DO REINO - pesa a responsabilidade de orientar as nossas crianças, cujas velhices irão refletir o aprendizado recebido a partir de nós… e não podemos nos omitir.

Sejamos imitadores de DEUS, O PAPAI SEMPRE PRESENTE. Ele nos criou o CAMINHO que nem existia; Ele jamais nos desamparará e ESTARÁ SEMPRE CONOSCO NO CAMINHO, posto que ELE PRÓPRIO É O CAMINHO, SOB O QUAL DEVEMOS FALAR E ANDAR.

Entendamos como crianças todas e quaisquer pessoas que DEUS nos confia, a fim de que sejam por nós instruídas.