POR QUE UMA PESSOA SE SENTE INGRATIFICADA?

Por que uma pessoa se sente ingratificada?

Muitas vezes, a suposta ingratidão nada mais é do que a frustração das expectativas exageradas que se tem em relação pessoas ou situações.

E muitas dessas expectativas nascem de promessas ou acordos que nunca foram feitos, mas que uma das partes contemplava o seu cumprimento, pois embora não verbalizado, considerava-se que mesmo de forma implícita a obrigação da lealdade e fidelidade a alguém, por algo recebido, tem em si mesma a força da manifestação seja em algum tipo de retorno ou na contenção de um ato em face da memória do elo antes criado.

Em resumo, é como se alguém falasse a outrem:

Eu sei que você sabe que eu sei que você está sabendo que mesmo sem falar nada, foi dito que você não vai se esquecer de que me deve algo.

Tirando esses aspectos fora, provavelmente, sempre encontraremos um ingrato genuíno, de memória curta para o bem recebido, que vê nas pessoas que lhe favorecem quase que uma obrigação de benefício.

Sobre esse, o que se pode fazer?

Se for criança ou adolescente, enrijecer-se para que estes amadureçam.

Se for adulto, ignorar, evitar o mesmo caminho. E, quando isto não for possível, não permitir que a dureza do ingrato endureça o coração de quem lhe promove boas coisas.