SAWABONA - sobre amar e estar sozinho.

"A idéia de uma pessoa ser o remédio para a felicidade da outra - que nasceu com o romantismo - está fadada a desaparecer nesse início de século. O amor romântico parte da premissa de que somos uma FRAÇÃO e que precisamos encontrar a outra METADE para nos sentirmos COMPLETOS.

O que se busca hoje é uma relação compatível com os tempos modernos na qual exista individualidade, respeito, alegria e prazer de estar junto; e não uma relação de dependência em que um responsabiliza o outro pelo seu bem estar.

Estamos entrando na era do individiualismo, o que não tem a ver com egoísmo.O egoísta não tem energia própria; ele se alimenta da energia que vem do outro, seja ela financeira ou moral. A nova forma de amor - ou mais amor - tem nova feição ou significado. Visa a aproximação de 2 INTEIROS e não a união de 2 METADES. Muitas vezes pensamos que o outro é nossa alma gêmea. O que fizemos foi inventá-lo.

Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espirito só podem ser encontradas dentro dele mesmo, e não a partir do outro. O amor entre DUAS pessoas INTEIRAS é bem mais saudável."

Flávio Gikovate, médico psicoterapeuta.

-*-

SAWABONA é um cumprimento usado no sul da África e significa dizer: "eu te respeito, eu te valorizo,você é importante para mim".

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 03/10/2007
Reeditado em 03/10/2007
Código do texto: T678528
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.