Resiliência

Na Física, trata-se da propriedade que um corpo apresenta de recompor a sua forma original após submetido a uma deformação elástica. Entretanto, a resiliência que me refiro aqui, é aquela de sentido figurado, a que trata da nossa capacidade de se ter um pouco mais de tolerância com o próximo (muitas vezes, com nós mesmos). É quando nos adaptamos às nossas maiores dificuldades e adversidades da vida, buscando um entendimento sóbrio e um modo de superá-las. É por meio da resiliência que superamos os nossos limites, rompemos barreiras e temos forças para seguir em frente, mesmo quando algo nos diz "deixa pra lá".

Mas não confundamos resiliência com passividade, submissão ou sofrimento.

A partir do momento em que ser resiliente não se trata de adquirir crescimento pessoal, profissional ou espiritual, estaremos diante de uma situação de passividade ou até mesmo de submissão. Não é porque temos que enfrentar certas situações adversas em nosso dia a dia (e a vida nos proporciona muitas delas) que teremos que nos submeter às constantes perseguições e humilhações que em nada contribuem para o nosso desenvolvimento humano. Há uma grande diferença entre resiliência e humilhação, somos resilientes quando nos submetemos a passar por experiências difíceis que nos tornam pessoas melhores, de resto, nada tem a ver com resiliência, é apenas dor e sofrimento.

Seja resiliente, mas também seja feliz

Edilson Neres
Enviado por Edilson Neres em 21/11/2019
Reeditado em 20/08/2023
Código do texto: T6800543
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.