Verdades e Mentiras

Uma vez estava fazendo uma redação, precisava de algo para finalizar então criei uma frase que se relacionava ao tema, "nossas verdades definem quem somos", e ela me pareceu tão verídica e honrada no momento que logo tornou-se minha favorita, então resolvi filosofar sobre ela aqui. Ela basicamente diz que somos feitos das verdades dos nossos atos, mas estamos falando da imagem externa ou interna? É será que isso se mantém? Afinal somos verdades ou mentiras?

Quando afirmo que somos todos feitos de verdade não digo que tudo que fazemos ou dizemos é verdade, mas sim que conhecemos a nós mesmos e sabemos nossas ações, se não se conhece agora conhecerá com o tempo mas acho que ninguém conhece tudo de si mesmo afinal mudamos constantemente. Nossas verdades também mudam e aquelas antigas crenças já não são tão verídicas quanto pareciam antes, quando aparece o outro ponto de vista que te transforma, o constante processo de amadurecimento.

Todavia se você acha que defenderei a verdade, só a verdade, apenas a verdade, creio que está enganado. Na mentira encontramos a fachada, o teatro, a cortina que cobre o fato. A mentira engana, trai e destrói tanto quanto a verdade, ao meu ver elas não diferem muito nesse ponto, entretanto a mentira é pode transformar, trazer beleza e fantasia, pode criar sonhos e acreditar naquilo que não se faz presente no dia a dia, a mentira é a máscara da sociedade, enquanto a verdade é sua real face.

Portanto digo que não há alguém feito completamente de mentiras ou verdades mas sim ambos, são os dois lados da mesma moeda, não é o conceito de bem e mal, é algo tão diferente a Primeira impressão todavia se analisado com calma percebe como são "farinha do mesmo saco", ambas mostram-se necessárias, a vida no caminho da verdade é penosa mas libertadora, e a vida pela mentira é frágil mas encantada. Ao final somos feitos de verdades e mentiras. E oque você acha?